segunda-feira, 16 de agosto de 2010



BPMA apreende 35 pássaros silvestres
15/8/2010 18:18:00


Comunicação Social da Polícia Militar do Distrito Federal

O Batalhão de Polícia Militar Ambiental, em parceria com o Ibama, realizou uma operação hoje, 15, com 42 policiais militares e mais 30 agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. A operação, que teve início às 9h e terminou por volta de 18h, teve a finalidade de coibir utilização de pássaros irregulares no Torneio Nacional de Canto de Pássaros Silvestres que ocorreu na Associação de Criadores Passeriformes do Guará.


Segundo o capitão Ramalho que esteve a frente da operação policial, 35 pássaros com anilhas falsificadas ou adulteradas foram recolhidos ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama e seus proprietários foram multados.


Segundo o Instituto, para quem quer iniciar uma criação de pássaros silvestres, inicialmente precisa decidir o objetivo da criação. Se for criar com fins comerciais (venda de filhotes), deve seguir a Portaria 118/97. Se o fim for a conservação de espécies apreendidas, por exemplo, deve se tornar um criador conservacionista, conforme Portaria 139/93. Entretanto, se a finalidade for a criação amadorista, para participação em torneios de canto e a transferência de pássaros entre criadores, o interessado deve se registrar como um criador amadorista, conforme IN 01/03.


Todas esses instrumentos normativos estão disponíveis no site do IBAMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário