Conhecendo a Estação Ecológica Águas Emendadas
No dia 18 de junho de 2015 foi realizada a aula prática do Curso de Guardiões Ambientais da Escola Classe 15 de Sobradinho, na Estação Ecológica de Águas Emendadas. Os estudantes do 5º ano B tiveram o privilégio de conhecer esse santuário porque sua professora Luana está participando do curso de Reeditor Ambiental na própria Estação.
A aula prática faz parte do cronograma do Curso de Guardiões Ambientais que está sendo ministrada na Escola Classe 15 pela educadora ambiental CB Katilene. A formatura desses futuros Guardiões Ambientais está prevista para o dia 13 de julho.
Ao chegarem na Estação Ecológica de Águas Emendadas, a os guardiões foram recebidos pelas professoras Muna e Isabel. Para iniciar a trilha, mas antes, tiveram que se preparar com exercícios de automassagem.
Depois dessa prática revigorante, eles receberam informações da professora Isabel sobre várias plantas do cerrado, de como se orientar pelo sol e de ler mapas.
Ao norte, encontra-se a Lagoa Bonita, única lagoa natural do Distrito Federal. A área pertencia a um fazendeiro que desmatou o cerrado para a pecuária (criação de gado) e piscicultura (criação de peixes). Essa área da Lagoa Bonita foi posteriormente incorporada à Estação Ecológica de Águas Emendadas.
Em 1988, a Reserva Ambiental de Águas Emendadas foi transformada em Estação Ecológica de Águas Emendadas, permitindo, assim, além da preservação da natureza e das pesquisas científicas, a visitação com objetivo educacional.
Vista da Lagoa Bonita da sede da Educação Ambiental da Estação Ecológica de Águas Emendadas
Vista da trilha monitorada do ponto alto que estávamos na sede de Educação Ambiental.
Em seguida, os alunos foram levados em direção à trilha monitorada ao lado da Lagoa Bonita. Na trilha eles encontram rastros de vários animais, informações sobre a biodiversidade do cerrado e o contato único com um cerrado que ainda está se recuperando das várias agressões sofridas. Momento único e motivador para continuarem na luta pela preservação do cerrado.
Agradecimentos às professoras Muna e Isabel, que deram aos guardiões ambientais mais conhecimento sobre o bioma cerrado.
Turma Soldadinho ao final da trilha monitorada. Durante o percurso, foi encontrado um balão vermelho no meio da mata, que foi devidamente retirado para ser jogado no lixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário