Dia Especial no Parque Nacional de Brasília
Plantando árvores com o Colégio do Sol . Foto: Eric Correa
Hoje comemora-se o dia Mundial do Meio Ambiente e para festejar essa data, o Programa de Educação Ambiental Lobo Guará em parceria com o Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do ICMBio, participou de várias atividades dentro do Parque Nacional de Brasília (PNB), juntamente com a equipe da Secretaria de Educação.
As escolas participantes foram: CEF Boa Esperança da Ceilândia, que participa do Curso de Guardiões Ambientais com o ST Leandro, CEF Cerâmica Reunidas Dom Bosco de Planaltina, que participa do Curso de Guardiões Ambientais com o Sgt Marcelo Alves, Colégio do Sol da Asa Norte, CEF GAM da Asa Norte e o CEM João XXIII do Novo Gama.
Após a abertura oficial realizada pela chefe do PNB, Juliana Alves, as escolas fizeram apresentações em referência ao dia do meio ambiente. Depois, a equipe do Teatro Lobo Guará entrou em cena para tratar de um assunto sério e reflexivo de uma forma bem lúdica. Crianças, adolescentes e adultos estavam atentos com a mensagem a ser passada pela equipe artística de policiais militares ambientais.
Haviam diversas oficinas onde os estudantes e professores puderam conhecer. Entre elas, a oficina de desenho, Trilha Sensorial dentro do Labirinto, Slackline, vídeos e palestras e a apresentação da Brigada de Incêndio do ICMBio.
CEF Cerâmica Reunidas Dom Bosco de Planaltina
Somos parte do meio ambiente e devemos fazer o nosso melhor para proteger essa riqueza que nos foi presenteada. Sua contribuição é fundamental para esse equilíbrio.
CEF Boa Esperança da Ceilândia, que participa do Curso de Guardiões Ambientais com o ST Leandro
Poesia do CEF GAM sobre o Cerrado
Autores: Heloisa, Eloisa, Mireli, Luanda, Pedro Henrique, Theodoro e Taila
O lugar dos animais estamos ocupando
Os nutrientes da terra estamos roubando
As árvores do cerrado existem a 35 mil anos
Construindo cidades estamos desmatando
A natureza devemos respeitar, mas o ser humano
Ignorante e urbanizado não sabe cuidar
A barragem que existia anos atrás
Hoje já não existe mais
Mesmo reflorestando a chuva e a umidade
Não estamos conservando
A onça que já não conseguimos ver
Hoje não é livre para crescer
A caça esportiva e o tráfico de animais
São crimes imorais que não devem ser praticados nunca mais
Queremos ver os nossos animais
O meio ambiente nós roubamos e desmatamos
Sobre o nosso próprio interesse
Precisamos conscientizar que não há vida
Sem água e sem ar.
E para fechar esse dia especial com chave de ouro, foi inaugurada uma ponte sobre o Córrego Bananal que há muito tempo era desejada pelos funcionários do parque, pois permite o acesso mais rápido as suas áreas isoladas. E para homenagear um servidor que trabalha a 27 anos no parque e que possui um conhecimento, carisma e está sempre disposto a ajudar os diversos órgãos, inclusive a PMDF, a Ponte do Bigode foi inaugurada com grande emoção de todos os presentes.
A ponte simboliza o trabalho daqueles que são poucos conhecidos mas que exercem um papel fundamental na preservação do Parque Nacional de Brasília. A parceria para a construção da ponte foi do ICMBio e o do DER, representado na solenidade pela diretora do PNB Juliana Alves e pelo senhor Roberto Leda do DER.
A nossa homenagem do Programa de Educação Ambiental Lobo Guará a todos esses Guardiões Ambientais que fazem a diferença no mundo com seus trabalhos, em especial ao senhor Antônio dos Santos Oliveira, eternizado como Bigode.
Outra homenagem foi para o funcionário Paulo Cézar Crispim Santos, que trabalha a 25 anos no Parque Nacional de Brasília.
Apresentação do CEF GAM
CEF Cerâmica Reunidas Dom Bosco de Planaltina, que participa do Curso de Guardiões Ambientais com o Sgt Marcelo Alves
Música sendo declamada por estudante do CEF GAM
CEM João XXIII do Novo Gama
Foto: Eric Correa
Foto: Eric Correa
Foto: Eric Correa
Foto: Eric Correa
Foto: Francimar dos Santos Silva
Foto: Lia Costa
Nenhum comentário :
Postar um comentário