segunda-feira, 27 de maio de 2013

Olha o que um guardião ambiental flagrou...

Um incêndio em lixão próximo a Escola Classe 29 de Ceilândia. E por causa disso nosso herói Lobo Guará ficou muito triste ao ver que alguns moradores da Ceilândia ainda não tem uma consciência ambiental. Essas pessoas não percebem que o que estão fazendo, além de prejudicar o meio ambiente, também pode causar sérios problemas de saúde as crianças que estudam do lado daquele lixão.






A SECA ESTÁ CHEGANDO

Nosso herói, o Guardião Lobo Guará, está muito preocupado. Sabe por quê? A seca está chegando.
Você sabia? O período que vai de maio a setembro é o período de seca aqui em Brasília, a radiação solar é bastante intensa, e os índices pluviométricos, ou seja, de chuvas, reduzem bastante, podendo chegar a zero. O clima fica árido e bastante seco; a vegetação fica ressequida e suscetível as queimadas e quando essas, ocorrem, queimam grandes extensões.
Ventos fortes e constantes, principalmente no mês de agosto, intensificam essas queimadas e costumam levantar poeiras e cinzas a grandes alturas, através de redemoinhos visíveis a longas distâncias.
E quem acha que o problema fica apenas no cerrado está enganado. Quanto mais o cerrado pega fogo mais as cidades sofrem com o calor, a fumaça, a poeira e a fuligem das cinzas da pobre vegetação queimada pela inconsciência dos homens.
Os homens acham que sofrem com rinites e alergias causadas pela seca, mas nada se compara ao meu amigo tamanduá bandeira tentando fugir das chamas de incêndios criminosos. Ele é lento e logo o fogo o alcança e o transforma em uma bola de fogo que não dura muito tempo, se apaga, mas a agonia fica até a morte, lenta e agonizante de um dos maiores animais do cerrado.
Vamos prevenir das queimadas! Eu estou fazendo minha parte formando guardiões ambientais para fiscalizar e ajudar na proteção do cerrado
Vamos salvar o nosso futuro, onde vamos morar?

quinta-feira, 23 de maio de 2013


Olá Guardiões Ambientais!
Olha só como as crianças da Escola Classe 25 de Ceilândia - DF aprenderam os ensinamentos do LOBO GUARÁ. Eles fizeram um mural ilustrativo das ações do nosso herói lutando pela defesa do Cerrado...

 

Nosso herói Lobo Guará ficou muito feliz ao ver a rapidez com que as crianças produziram o mural. Por isso ele agradece ao 2º ano "A" da Escola Classe 25.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

A equipe do Teatro Lobo Guará agradece o elogio enviado pela Diretora Valgdamir Costa, publicado no site da PMDF dia 11 de maio de 20013.
Segue abaixo o relato:

A diretora da Escola Classe 325 de Samambaia, senhora Valgdamir Costa elogia a excelência do trabalho desenvolvido pelos policiais militares do grupo teatral Lobo Guará: sargentos João Antônio, Frazão, Arão, Marlos , cabo Marcelo e soldado Maendle. O trabalho dos policiais deixou a comunidade escolar encantada. “Trabalho educativo lindo e feito com amor por policiais que que se portam verdadeiramente como educadores e ambientalistas. Se nós da Escola 325 pudéssemos ficaríamos com eles para sempre”, comentou a diretora.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

X Congresso Nacional de Meio Ambiente


X Congresso Nacional de Meio Ambiente




Começa amanhã dia 22 de maio e vai até o dia 24 maio, o X Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas em Minas Gerais.É um dos maiores  e mais importantes encontros de especialistas sobre o tema  meio ambiente no Brasil. E nossos educadores do Programa de Educação Ambiental Lobo Guará (PREALG) SGT Leandro José e SGT Marcos estarão presentes. O PREALG apresentará os trabalhos executados e os resultados já obtidos pelo
"Curso Guardiões" que instrui as crianças a serem guardiões ambientais, com o objetivo de proteger o ambiente natural e urbano, além da prevenção contra ilícitos penais; e
"Teatro Lobo Guará" que ensina através das artes cênicas, como as crianças podem proteger a fauna e a flora, além de como podem fazer para denunciar crimes ambientais
O Congresso contará com a presença ilustre da ex-senadora e ex-ministra do meio ambiente Marina Silva, que estará palestrando no dia 23 de maio palestrando sobre Sustentabilidade e Ativismo Autoral.
Além dos debates científicos  o congresso contará com atividades voltadas para a comunidade, plantio de árvores e debates em torno do desenvolvimento de novas políticas ambientais.