domingo, 5 de novembro de 2017

Saída de Campo da Escola Classe 12

Conhecendo o Cerrado


A turma Soldadinho do Araripe, nome escolhido pelos estudantes da Escola Classe 12 de Sobradinho para representá-los no Programa de Educação Ambiental Lobo Guará, passou um dia cheio de alegrias e conhecimentos na última sexta-feira, dia 03 de novembro. Como parte do cronograma do Curso de Guardiões Ambientais ministrado pela policial militar Katilene na escola, o dia no Parque Nacional de Brasília (PNB) é um dos encontros mais aguardados pelos estudantes.
O dia ficou mais especial pois contou com a participação do ST João Antônio, integrante do Lobo Guará, e de diversos pais dos estudantes. No Centro de Educação Ambiental, visitamos a exposição de fotos das Quaresmeiras e uma parada para conhecer a maquete do PNB e sua história.
ST João Antônio relembrando que o Cerrado é o Berço das Águas e a importância de preservá-lo
Seguindo o roteiro, a Trilha Sensorial dentro do Labirinto causava, em alguns, um pouco de ansiedade, tanto em adultos como crianças. No final, conheciam o maior predador da natureza.
"Sei que meu trabalho é uma gota no oceano, 
mas sem ele, o oceano seria menor."

                                          Madre Teresa de Calcutá

A melhor forma de sentir o Cerrado é se conectando com ele, conhecendo suas belezas e, principalmente, suas águas geladas.

O Suspiro do Parque é um excelente local para se refrescar para, então, prosseguirmos nossa caminhada.
A Represa da Anta, conhecida também como Ilha da Meditação, é um outro paraíso dentro do parque.
Após a pausa para o almoço e um rápido descanso, seguimos rumo a Trilha da Capivara, esperando encontrar alguns animais do Cerrado.
"O saber "entra" pelos sentidos e 
não somente pelo intelecto".
 Frei Betto


Suados mas dispostos, ao final da trilha fomos nos refrescar nas águas da Piscina Pedreira. Os diversos macacos pregos fizeram uma pequena apresentação para os estudantes, que os olhavam com curiosidade e muitas gargalhadas.
Gratidão ao policial militar João Antônio, que nos honrou com sua presença e conhecimento, as professoras Gilmara, Keli Sardinha e Lêda, a todas as mamães dos estudantes que conheceram de perto como é participar do Curso de Guardiões Ambientais, a direção e coordenação da EC 12, que não poupou esforços para que se realizasse essa atividade.
Gratidão ao Parque Nacional de Brasília por nos abrir as portas para o conhecimento do Cerrado.




  




Texto escrito e publicado pela Cb Katilene



Nenhum comentário :

Postar um comentário