terça-feira, 24 de fevereiro de 2015


O Programa de Educação Ambiental Lobo Guará participou do III Congresso Internacional de Educação Ambiental ralizado no RIO GRANDE DO SUL
Organizadores do Congresso: destaque especial ao Professor Doutor Toshio Nishijjima em pose lembrando o herói LOBO GUARÁ estampado na sua blusa

Nos dias 21 a 27 de novembro do ano de 2014 os integrantes do Programa de Educação Ambiental Lobo Guará - PREALG, juntamente com a Chefe do Centro de Polícia Comunitária e Direitos Humanos, Coronel Verônica Lúcia Dantas, estiveram em Panambi – Rio Grande do Sul – RS para participar do III Congresso Internacional de Educação Ambiental, Curso de Especialização em Educação Ambiental – Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Polo Universidade Aberta do Brasil – UAB, que aconteceu no Parque Municipal Arno Goldhardt e nas dependências do SESI, da ACI e dos Lions Club, em Panambi-RS e IX Seminário Municipal do Meio Ambiente, bem como para realizar apresentações teatrais em escolas públicas do município.
Durante o evento o Programa de Educação Ambiental Lobo Guará realizou apresentações teatrais em 12 escolas do município; realizou apresentação teatral no evento do Congresso; apresentou no Congresso uma palestra de 10 minutos sobre a Polícia Militar do Distrito Federal no que se refere ao Centro de Polícia Comunitária e Direitos Humanos e o Programa de Educação Ambiental Lobo Guará, expôs estandes com folderes, banners, camisetas, bonés, sacolas ecológicas, carteirinhas de guardiões ambientais, distintivo do Programa.
Foi muito trabalho! Desde o embarque com as dificuldades de levar os figurinos, cenário, som, em fim equipamentos necessários para apresentação até o deslocamento com esse material a todas as escolas e salão de eventos; mas nada que atrapalhasse a empolgação e a vontade dos integrantes.
O apoio dos organizadores do evento, destaque para a Prof. Solange e a Prof Clea Hempe e da Brigada Militar de Panambi, em especial ao SGT Adair, foram primordial para que os trabalhos fossem realizados com tamanho sucesso.
Os trabalhos realizados pelo PREALG, em Panambi-RS, pode ser dividido em duas partes, como se segue:
Apresentações teatrais nas escolas municipais e estaduais de Panambi-RS:
As apresentações teatrais se deram no decorrer de toda a semana do dia 22 a 26 de setembro do corrente ano, só assim poderia atingir um maior número de escolas do município que gostariam de receber a apresentação do programa; neste período atendeu-se as escolas: Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF Rui Barbosa; EMEF Presidente jCosta e Silva; Escola Estadual Ensino Fundamental – EEEF Hermann Faulhaber; Escola Estadual de Edução Básica Poncho Verde; EMEF Bom Pastor; EMEF Princesa Isabel; EMEF Waldenor Winckler; Escola Estadual Paulo Freire; EMEF Conrad Doeth; EMEF Maurício Cardoso; EMEF Dona Leopoldina e EMEF Madalena. E obtiveram os seguintes resultados:
Destaque para a Escola Waldenor Winckler onde historicamente o Programa de Educação Ambiental Lobo Guará da Polícia Militar do Distrito Federal completou o incrível número de 1000 apresentações teatrais, a milésima apresentação veio com espetáculo “Lobo Guará contra o mosquito da dengue”.
Aceitação incrível por parte dos alunos que interagiram muito bem com o grupo de teatro e participaram bastante da apresentação; reconhecimento por parte dos professores e diretores que deixaram por escrito suas avaliações como por exemplo a Diretora da Escola Municipal Costa e Silva, Prof. Dinamara Kuhn, que relatou “ A peça teatral estava muito boa, todos os alunos estavam muito concentrados. Este teatro trouxe para todos um grande aprendizado do cuidado com o ambiente em que vivemos. Também nos proporcionou um momento de reflexão sobre nossas atitudes. Podemos perceber que todos gostaram muito pelos comentários dos alunos. Devemos parabenizar o grupo pelo trabalho”. A diretora, Maria Odete de Oliveira, da EMEF Pricesa Isabel disse: “ A apresentação do grupo foi excelente, pois, veio a acrescentar e somar o trabalho da importância da preservação do meio ambiente. Levando cada aluno a refletir sobre a sua ação cotidiana. O grupo mostrou tudo isso de forma criativa e didática”. Já a Coordenadora Pedagógica da EMEF Rui Barbosa retratou que “Gostamos muito da apresentação da peça “Lobo Guará” e de termos o privilégio de receber um grupo de policiais, dinâmicos e atuantes, preocupados com tema meio ambiente. Esse assunto deve perpassar a todas as comunidades assim como outros que surgem, como trânsito, valores; que não seja só a escola responsável para educar em todas as áreas da vida. Apesar de ser para crianças, os jovens também gostaram. Obrigada”. A Vice Diretora da Escola Estadual Poncho Verde acha o tema importante para todas as idades e que vários órgãos e entidades devem discutir o assunto, nas palavras dela: “...Acreditamos que este tema é importante para todas as idades e todas as entidades, órgãos devem se sentir responsáveis pela discussão do assunto. Agradecemos a oportunidade de contarmos com essa apresentação, com profissionais competentes e artistas profissionais do teatro...”.

Atuação no Congresso
No Congresso foi exposto um estande, onde foi divulgado o nome da Polícia Militar do Distrito Federal e do Programa de Educação Ambiental para o público rotativo presente nos dias de evento. Assim; houve interação com policiais de outros municípios como de Santa Maria RS, Palmeiras das Missões RS, Porto Alegre RS; bem como diretor do Conselho Municipal de Meio Ambiente; alunos do curso de Educação Ambiental da UFSM, população comum dentre outros. Foi apresentado no palco principal os trabalhos desenvolvidos pela Polícia Militar mais especificamente do Centro de Polícia Comunitária e Direitos Humanos e o Programa de Educação Ambiental Lobo Guará sendo divulgado os programas e ainda a apresentação no Palco Principal da peça teatral.


Os integrantes do PREALG sendo homenageados no Congresso (na primeira foto)
Na segunda foto: com organizadores e espectadores logo após a apresentação

E´ possível dizer que o trabalho trouxe grandes frutos para a PMDF e para o PREALG, pois, proporcionou aos integrantes do grupo a assistirem palestras de cunho nacional como a palestra de consumo sustentável, do Prof. Dr UFSM, Luiz Ernani Bonesso de Araújo e sua equipe e internacional como a do colombiano Orlando Sáenz Zapata, Prof. Dr. UDCA/Colômbia) que trouxe o tema “Educación Ambiental em las Universidades de América Latina y El Caribe”. A interação com outro grupo de teatro com público alvo igual ao do Lobo Guará que foi o grupo de teatro Turma do Quininho; na parte de divulgação foi dado entrevista na rádio local, Sorriso FM onde foi falado sobre a presença do grupo em Panambi, as atividades que estavam desenvolvendo no município, a criação do programa, filosofia, público alvo, modo de atuação. Foi divulgado também em jornal de circulação no município chamado “Folha das Máquinas” do dia 26 de setembro o anúncio de apresentação teatral do grupo. Foi possível também trocar informações com uma equipe do teatro da Brigada do Rio Grande do Sul, chamado “Brigada em Cena” cujos representantes foram a TEN Berenice e o SD Jefersson.
Cel. Verônica Dantas e ST Leandro José em entrevista a Rádio Sorriso FM

O Programa de Educação Ambiental Lobo Guará teve suas expectativas de retorno superadas, pois, foi atendido de forma impressionante tanto no lado do Curso de Guardiões Ambientais, quando pode ouvir e acompanhar as tendências nacionais e internacionais na área de educação ambiental por meio das palestra, quanto na parte do Teatro que divulgou, bem divulgado (nas escolas, para policiais de outros municípios como: Palmeiras das Missões, Santa Maria e Porto Alegre) e ainda colheu experiências de outros teatros como o que apresentou no Congresso “Turma do Quininho” e teatro “Brigada em Cena” da Brigada do Rio Grande do Sul.
Texto do SubTenente Leando José

Nenhum comentário :

Postar um comentário