sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Escola Classe 11 Sobradinho Curso Guardiões do segundo semestre de 2013

A união faz a força, PROERD e LOBO GUARÁ na Escola Classe 11 Sobradinho
turma Beija-flor-de-gravata

No dia 28 de novembro de 2013, realizou-se a Formatura na Escola Classe 11 de Sobradinho dos novos Guardiões Ambientais, turma Beija-flor-de-gravata. A formatura do Programa de Educação Ambiental Lobo Guará foi conjunta com a Formatura do Proerd. A educadora ambiental Cb Katilene (Programa Lobo Guará) e o instrutor Sgt Marlon Timóteo (Proerd) participaram ativamente cantando e dançando. Os futuros guardiões ambientais esperavam o defensor ambiental Lobo Guará ansiosos para fazer o juramento e receberem a carteirinha. 
 




 

A educadora ambiental Cb Katilene foi homenageada com uma orquídea, entregue pela guardiã ambiental Georgia, bem como o Sgt Marlon Timóteo que recebeu uma cesta. A guardiã ambiental Victoria leu a redação do Lobo Guará, evidenciando todo o aprendizado adquirido durante o curso.  






















A aula prática da turma Beija-flor-de-gravata foi percorrer uma trilha sensorial realizada na própria escola pela Cb Katilene.

 Parabéns Guardiões Ambientais!!! Parabéns Proerdianos!!!!
Todos com lutando contra as drogas e salvando o meio ambiente.

Escola Classe 604 de Samambaia Curso Guardiões do segundo semestre de 2013.

No dia 29 de novembro foi a vez da Escola Classe 604 de Samambaia
Turma: Guaxinim

Ela organizou uma solenidade de formatura fantástica para coroar os 234 novos alunos que se tornaram guardiões ambientais após realizarem o juramento com o nosso maior defensor ambiental o Lobo Guará. Os pais, familiares e amigos dos alunos compareceram em peso para prestigiarem este momento de celebração.

Foto 1: Os alunos do 5º matutino e vespertino todos empolgados segurando as bandeiras do DF, do Brasil e da PMDF na ora da canção do Hino Nacional Brasileiro, mostrando cidadania cantaram o Hino alto e em bom tom.








Foto: 2 Ao receberem a carteirinha de guardião ambiental os alunos nao conteram a alegria e pais e familiares não deixaram de registrar este momento, não bastava sair na foto tinha que mostrar a carteirinha.









Foto: 3 Até a diretora da escola Maria Abadia juntamente com a Vice Diretora Meire Lopes e os professores dos 5º anos Karina, Maria Eliene, Maria Rita, Carmem, Marlúcia, Evando, Márcia e Nilza receberam suas carteirinhas de guardiões ambientais, motivo de orgulho para a Diretora.





Foto 4; na confecção das redações os alunos fizeram bonito mostrando que aprenderam direitinho os ensinamentos do Educador ST Leandro José e não se intimidaram em ir à frente realizar a leitura de suas redações.













Foto 5: O espaço do pátio da escola ficou pequeno para os alunos formandos e seus familiares que compareceram em peso para a solenidade de formatura dos guardioes ambientais da EC 604 de Samambaia DF.






Essa foi uma das maiores turmas de guardiões ambientais. Parabéns alunos sejam bem vindos a Liga da Justiça Ambiental

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Escola Mont Blanc Sobradinho: Curso Guardiões do segundo semestre de 2013.

 Escola Mont Blanc: turma Jaguatirica

 A Escola Mont Blanc de Sobradinho foi a segunda escola particular a formar um Curso Guardiões:  turma Jaguatirica. Isso ocorreu no dia 22 de novembro de 2013. A educadora ambiental Cb Katilene ministrou as aulas na escola. A aula prática dessa turminha aconteceu no Jardim Botânico de Brasília que por coincidência foi registrada pelo CORREIO BRAZILIENSE em seu caderno especial Super.



Na formatura, os formandos fizeram duas apresentações: uma sobre o rap do meio ambiente e a outra declamaram um poema. 

 


O Lobo Guará realizou o juramento de guardião ambiental e o grito de guerra. A Cb Katilene recebeu das mãos da estudante Marcella, orquídeas em agradecimento pelas aulas realizadas. 


 














Escola Classe 325 de Samambaia: Curso Guardiões do segundo semestre de 2013

Escola Classe 325 de Samambaia: turma João-de-barro

Sub Tenente Leandro coordenador do PREALG; a Diretora Val; o educador SGT Marlos; e o ex-diretor da E.C325

Foi realizado no dia 21 de novembro a formatura dos guardiões ambientais da Escola Classe 325 de Samambaia; turma João-de-barro (uma passarinho guerreiro construtor de casas de barro) Nessa ocasião foram formadas 5 turmas totalizando 131 alunos. A diretora da Escola, senhora Valgdamir Costa elogia a excelência do trabalho desenvolvido pelos policiais militares em especial o SGT Marlos educador ambiental do PREALG, que foi quem desenvolveu o Curso Guardiões. 
 
Os guardiões da EC325                                       Os pais dos guardiões


 
                          O herói Lobo Guará e as professoras da escola

 
O SGT Marlos e suas alunas e agora guardiãs ambientais

Segundo a diretora “O trabalho dos policiais deixou a comunidade escolar encantada. “Trabalho educativo lindo e feito com amor por policiais que se portam verdadeiramente como educadores e ambientalistas”.

 
Essa foi a apresentação da peça Lobo Guará contra o Mosquito da Dengue

 A escola ainda reforçou os trabalhos na horta da escola que a diretora mostra com orgulho.

 

Vejam como está linda a horta, muito bem tratada e conservada. E se observarem melhor cada sala é responsável por um canteiro e todos são responsáveis pela manutenção dela.

Participação no Fórum Mundial de Direitos Humanos

Polícia Militar "muito mais que segurança"
Na semana do dia 10 a 13 de dezembro, aconteceu o Fórum Mundial de Direitos Humanos (FMDH) com a participação da Polícia Militar do Distrito Federal - PMDF. O evento teve por finalidade demonstrar as atividades desenvolvidas pelo Departamento de Direitos Humanos do Centro de Polícia Comunitária e Direitos Humanos – CPCDH. Num primeiro momento foram apresentados os projetos sociais realizados pela PMDF tais como:
1.    Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) é um programa preventivo de cunho educacional que tem por objetivo reforçar os Direitos e Responsabilidades dos alunos, reforçar o respeito entre os colegas em um aprendizado cooperativo visando atender a necessidade dos alunos de pertencer a um grupo, ter atenção de seus colegas, pais e professores e dar essa mesma atenção, mostrando lições de cidadania;
2.    Educação para a Cidadania e Segurança (EduCS). é desenvolvido a partir da filosofia de polícia comunitária, em que ações de prevenção em segurança pública são priorizadas. O foco principal do programa é a prevenção e o combate da violência doméstica intrafamiliar.
Integrantes do EDUCS e PROERD expõem seus dados
Na segunda parte foi a vez de enfatizar que Polícia Militar é muito mais que segurança;
nesse sentido buscando trabalhar a segurança pública preventiva, educação, cultura e
lazer e de forma lúdica foram feitas apresentações do:
1.    Teatro Rodovia (Grupo de Prevenção e Educação para o Trânsito – GPET); tem como principal objetivo a educação de crianças para o trânsito, estimulando a consciência crítica dos futuros motoristas. As crianças são educadas a se comportarem com segurança nas pistas e rodovias, não só como pedestres, mas como futuros condutores de veículos.
2.     Teatro Lobo Guará (Programa de Educação Ambiental – PREALB) o Programa visa inserir um conhecimento preservacionista, promovendo uma reflexão e uma mudança no comportamento e hábitos que agridam a natureza, dando ênfase à repressão do tráfico ilícito de animais silvestres. Para isso se utiliza de duas frentes: o Curso Guardiões com aulas expositivas que forma crianças guardiões ambientais, com o objetivo de formar um liga da Justiça Ambiental e proteger o cerrado; a Cia Teatro Lobo Guará: Com uma mistura de lazer e educação, o elenco, formado por integrantes da Polícia Militar do Distrito Federal, usa a linguagem das artes cênicas para falar sobre preservação da natureza com crianças e adultos;
 
Integrantes do PREALG; e na segunda foto o herói Lobo Guará dando o seu recado.
3.    Grupo de Teatro Arte Tática 2: Com uma brilhante apresentação do Sargento Cleber; que através das artes cênicas ensina adolescentes e jovens de escola públicas e privadas as conseqüências das nossas decisões.
Posteriormente o coronel QOPM Erich Meier Júnior apresentou, através de um debate, a importância da PMDF como entidade de primeira linha na defesa dos direitos humanos. Houve, durante o encontro, uma discussão relacionada ao emprego moderado da força para garantia dos direitos humanos. Por fim, foram explanadas as vantagens do desenvolvimento de trabalhos realizados entre a PMDF e as entidades de Direitos Humanos para a preservação da cidadania e civismo com intuito de aproximar e interagir a Corporação e a comunidade presente no FMDH.


terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Ação cultural dos policiais do Prealg

 Um abraço em apoio aos voluntários da ABRACE

O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL LOBO GUARÁ (PREALG) da Polícia Militar do Distrito Federal, nesse mês de dezembro, esteve na ABRACE uma instituição que oferece assistência social para crianças e adolescentes com câncer e doenças do sangue, com dificuldades socioeconômicas, promovendo assim qualidade de vida e colaborando para a promoção de condições ideais de tratamento.

Policiais do Prealg em apoio aos voluntários da ABRACE


A instituição (ABRACE) oferece subsídios necessários como, instalações adequadas na Casa de Apoio para crianças que não residem no DF e pequenas reformas na casa das que moram na cidade, mas vivem em condições precárias que colocam em risco a saúde do paciente. A instituição fornece ainda alimentação, medicamentos, transporte, assistência odontológica e palestras sobre a doença. E com muito amor construiu o Hospital da Criança de Brasília José Alencar-HCB.

Lá o PREALG fez a alegria da criançada com a apresentação das peças Lobo Guará contra o mosquito da dengue e Lobo Guará o protetor do cerrado. Nosso herói ensinou as crianças a lutar contra o mosquito da dengue, acabando com seus criadouros; também ensinou a preservar o meio ambiente e a identificar crimes ambientais.

 






PAZ, AMOR, SAÚDE, ALEGRIA E MUITA PROSPERIDADE

Esses são os votos do nosso heroi Lobo Guará e toda a sua equipe para todos da ABRACE. E que a magia do natal possa tocar muitos corações dispostos a doar e se doar; para que essas palavras possam se transformar em muitas felicidades pra vocês.




************************************************************************************************************

Um abraço no Lar dos Velhinhos São Francisco de Assis

Aniversário de 25 anos do 5º Batalhão de Polícia Militar
(Texto da Comunicação Social da PMDF - original no link http://www.pm.df.gov.br/site/index.php/noticias/noticias-institucionais/1735-aniversario-de-25-anos-do-5-batalhao-de-policia-militar)

No dia 29 de dezembro, em comemoração ao aniversário do 5º BPM foi feita uma ação social no Lar dos Velhinhos Francisco de Assis, onde policiais militares do 5º Batalhão e de outras unidades da Polícia Militar passaram a manhã confraternizando com os idosos. O evento, que faz parte das comemorações dos 25 anos do Batalhão, reuniu os 62 idosos do lar dos velhinhos, policiais militares integrantes do 5º Batalhão, incluindo o comandante, tenente-coronel Fialho, policiais militares de outras unidades e voluntários.
A confraternização teve início com a execução com execução do hino nacional e com o café da manhã. Logo em seguida, um dos capelães da Polícia Militar, capitão Eudacir, fez uso da palavra e destacou que todo gesto de bondade tem a mão do Espírito Santo de Deus. Após as palavras do padre, foi a vez dos músicos da capelania tocarem canções de louvor a Deus. Os idosos assistiam a tudo atentos.
No decorrer da manhã houve ainda apresentação dos policiais integrantes do Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães) e do Grupo de teatro Lobo Guará. Também foi realizada uma homenagem as senhoras mais idosas do lar dos velhinhos, Makie Esaki de 108 anos e Antônia Pereira de 113. No final do evento, os policiais entregaram a cada idoso um presente para marcar a confraternização. 
A senhora Makie Esaki a mais nova guardiã ambiental, usando o boné e a camiseta dos guardiões ambientais



sábado, 16 de novembro de 2013

Os Guardiões do Mont Blanc vão ao Jardim Botânico



Aprendizado, diversão e cultura


A turma Jaguatirica, nome escolhido pelos futuros guardiões ambientais do Centro Educacional Mont Blanc, realizou a aula prática do Curso de Guardiões Ambientais do Programa de Educação Ambiental Lobo Guará, no Jardim Botânico de Brasília, no dia 13 de novembro. Um local onde puderam ter contato com o nosso cerrado e conhecer um pouco mais sobre sua história. 
Nossos heróis da Liga da Justiça Ambiental que estudam no colégio Mont Blanc  de Sobradinho e estão recebendo o Curso Guardiões do PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL LOBO GUARÁ, fizeram a sua aula de campo no Jardim Botânico de Brasília. E que surpresa para os guardiões havia no lugar, uma exposição chamada Patrimônio de todo brasileiro, que mostra, por meio de fotografias tiradas, tanto por profissionais, como de amadores, detalhes dos bens naturais, imateriais e culturais brasileiros. Em especial a exposição trata do meio ambiente que nós devemos cuidar. Pois nosso lema é A natureza é nosso maior patrimônio e preservá-la é a nossa missão.
 

 

Nossa turminha foi recebida por guias que conduziram e explicaram tudo sobre a exposição; eles se mantiveram atentos a tudo que lhes eram ensinados; e os guias também, sempre respondendo a cada questionamento e tirando todas as duvidas dos guardiões ambientais. O monitor Guilherme Buriti foi o nosso guia no Jardim Botânico. Na roda, ele demonstrou como alguns animais do cerrado, entre eles o lobo guará, caminham.

 


As crianças puderam ver também uma exposição curiosa: parecia um varal, mas olhando atentamente, percebia-se que não era toalhas, mas sim matérias do especial semanal Super! do Correio Braziliense um caderninho Feito especialmente para crianças despojadas, inteligentes e que gostam de ler, jogar e se divertir. Nele, encontram-se dicas culturais, literatura. Concursos de desenho com prêmios, passatempo, além de curiosidades e o que acontece na TV, no cinema e no teatro” conforme o site do “Correio”. E a surpresa foi maior, pois enquanto nossos guardiões olhavam as reportagens uma equipe de reportagem da empresa chegou para entrevistá-los e nossos heróis: Mathews Oliveira, 10 anos; Emily Loly, 10 anos; Fabrício Hiury, 11 anos; e Catarina Viera, 11 anos fizeram bonito, pois já estavam muito bem familiarizados com a proteção do meio ambiente por causa do Guardião Lobo Guará e souberam dar respostas maravilhosas para a equipe de reportagem, além do mais, eles também já conheciam as belas reportagens do caderno feito especialmente para crianças como eles. A reportagem esta no caderno Super! do dia 16 de novembro de 2013.



Caso alguém queira conhecer mais sobre a exposição é só visitar o Jardim Botânico no endereço: SMDB, Área Especial, Lago Sul, Brasília - DF, 71680-001 ou ligar para agendar uma visita (61) 3366-3831. Lá dirija-se ao Centro de Visitantes. A exposição ficará até 1º de dezembro, de terça a domingo, das 9h às 17h.