quinta-feira, 28 de julho de 2016

Formatura dos Guardiões XI

Formatura da Turma Paineira
Foi realizada na noite de ontem (27 de julho) às 19h a formatura em conjunto do PROERD e PREALG (Curso Guardiões Ambientais) na escola classe 53. Na ocasião formaram 46 crianças que receberam ensinamentos de resistência as drogas e Educação Ambiental. 



Os estudantes escolheram a árvore Paineira Rosa para ser o símbolo da Escola Classe 53. Ela foi representada na formatura com toda sua beleza e esplendor.
 


Era o grande Dia. Toda a escola se mobilizou e trabalhou arduamente para transformar as duas Formaturas em um grande evento. E assim foi... Além das aulas expositivas dos dois cursos, as crianças juntamente com a Professora  Ellaine trabalharam de forma prática as aulas do Curso Guardiões, e assim, produziram toda a decoração da Festa com materiais trazidos de suas casas e reutilizados, que se transformaram em:
  1. decoração reflexiva na entrada da escola onde de um lado havia um paisagem degradada cheia de lixo e regada com chuva ácida (onde cada gota era uma forma de degradação ambiental ou da vida em forma de desenho feito pelos alunos); e do outro um paisagem totalmente protegida e arborizada.
  2. uma roda d'agua que decorava a entrada da escola, detalhe o filete d'água que fazia a roda girar seria reutilizada na limpeza da escola no dia seguinte;
  3. uma paineira feita de caixas de papelão, galhos secos de arvores e tnt;
  4. duas torneiras feita com conexões de canos e garrafinhas de leite fermentado, das quais saiam: de uma uma fita com atitudes ecologicamente corretas e da outra atitudes incorretas e anti-social como usar drogas;
  5. lustres para o teto; e
  6. pufes onde eles se sentaram e que ao fim da festa cada um levou o seu pra casa.

Logo na entrada da escola, os espectadores eram surpreendidos com uma das obras de arte: a decoração que remetia à influência do homem na natureza. As  ações podem levar à poluição e destruição ou à preservação dos recursos naturais, os quais pode-se usufruir dessa riqueza de forma saudável e integrada, nesse caso representada pela roda d’água.



Toda decoração remetia às nossas escolhas na vida, quais os caminhos seguir. Nossas escolhas definem o rumo em direção à felicidade e ao sucesso.







O educador PREALG ST Leandro José e o instrutor do PROERD Sgt Ricardo Mariano foram os responsáveis por formar essa turminha e para firmar o compromisso com o que aprenderam foi entregue a cada um as Carteirinhas de Guardiões Ambientais e o certificado do PROERD.
O Sub Tenente Leandro José comandou o juramento dos Guardiões

Para conclusão de curso os educadores pediram para que os alunos fizessem uma redação com o que aprenderam no curso. Todos os alunos fizeram, e quatro foram escolhidas para serem lidas, uma de cada turma e de cada curso. Detalhe para essa redação feita para o curso do PROERD.

"(...) eu tomei minha decisão, eu quero viver bem, quero formar uma família, quero ser uma delegada federal, quero  ter uma casa própria, então minha decisão é NÃO as drogas, eu não vou jogar minha vida no lixo como tantas pessoas fazem. (...)
Aluna: Ana Beatriz.
Detalhe para essa redação para o Curso Guardiões
"Morando na cidade as ações que devemos fazer para preservar é: não tirar o habitat dos animis por perto, não desperdiçar água para que ela não acabe, não jogar lixo no chão, pois o lixo pode contaminar o solo e a água subterrânea com seus líquido chamado chorume e a respeitar os animais (domésticos e etc) e também a não os traficar."
Aluna: Laura Freitas

Os estudantes,também, deram um show ao cantar uma música, paródia, composta pela professora "artista" Sidileide que participou do concurso de música do Proerd. Os ex-estudantes da escola participaram tocando flauta. A apresentação foi deslumbrante.

"Sai! Não tente me envolver
Aprendi a dizer NÃO
Não vai me convencer
Sai! Eu quero é viver
O PROERD me ensinou Assim vou viver"

Os estudantes encenaram uma peça chamada “Árvore Generosa”













Um momento de grande emoção para todos os participantes ocorreu quando os Guardiões Ambientais cantaram a música “Impossível de esquecer” em homenagem ao ST Leandro José e ao Sgt Ricardo Mariano. Foram aplaudidos pela contagiante apresentação.

Trecho da música: "Mesmo que esteja longe meu amor vai te encontrar
Porque você é impossível de esquecer"
O ST Leandro e a equipe do Lobo Guará homenagearam as professoras e a direção da escola, uma forma singela de demonstrar todo o carinho e dedicação com que essas profissionais realizam seu trabalho.
Denise professora do 5º ano B


Berenice professora do 5º ano A


Ellaine considerada pelas amigas como a "Carnavalesca", responsável por visualizar e produzir a decoração do evento. Provavelmente mudará de escola para o ano que vem.


Diretora Laudicéia que se aposentará no próximo ano;














Essa equipe especial trabalhou durante quatro anos em conjunto com o PREALG e agora está deixando a direção para dar lugar a uma nova equipe; e por esse motivo não poderia passar em branco.   Elas receberam presentes e a diretora recebeu uma placa em agradecimento pelo grande trabalho executado nessa parceira da Polícia (veja foto acima)

A escola também tem uma característica especial a presença de Ex-Alunos que participaram da festa e reviram seus antigos educadores policiais. Com muita nostalgia os alunos abraçaram cada um dos policiais.

Nosso herói lobo, o maior defensor do meio ambiente, guará também causou impacto ao entrar ao som do desenho da liga da justiça. Ele entrou para proferir o lema dos Guardiões Ambientais, por qual cada aluno ao se formar, também fará parte da Liga da Justiça Ambiental.










"A natureza é nosso maior patrimônio e preservá-la é a nossa missão!"


Os professores e os pais elogiaram o trabalho executado pela Polícia Militar por que esse serviço é de suma importância para aproximar a comunidade à Polícia, além dos valores ministrados pelos policiais que ajudariam as crianças na tomada de decisão de dizer não as drogas e a respeitar o ambiente ao qual eles estão inseridos.



Ao final da festa houve uma confraternização entre os integrantes da Polícia, a família Escolar e a Comunidade. E cada formando levou pra casa os pufes que ajudaram a construir e uma garrafinha d'água em forma de paineira, cujas flores eram de pipoca doce.


6 comentários :

  1. Parabéns, a equipe gestora!!
    Eu sei o quanto é dedicada.

    ResponderExcluir
  2. O prazer de celebrar aprendizagens é muito grande sempre e alguns ensinamentos são especiais demais e merecem momentos repletos de luz,cor,aproveitamentos e reaproveitamentos.As aulas do PROERD e do PREALG produzem frutos valiosos na nossa comunidade e consideramos precioso ter a Polícia Militar dentro da escola como parceira e não como repressora.Os amigos que se fazem também refletem o carinho e o respeito.Quem fala linguagem a favor da vida tem sempre caminho aberto para chegar longe, muito longe...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos felizes por participar da vida de uma comunidade; ajudando-a a tomar a decisão certa para proteger o futuro.

      Excluir
  3. Muito obrigada pela linda reportagem e por todo o carinho😘

    ResponderExcluir
  4. Olá,ainda estamos como quem sonha,aliás como quem sonha não, como quem realiza...O privile´gio de ter a PMDF na escola através do PREALG e do PROERD ,muito nos inspira e valorizar as aprendizagens torna o trabalho bem gratificante.

    ResponderExcluir