quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Participação no Fórum Mundial de Direitos Humanos

Polícia Militar "muito mais que segurança"
Na semana do dia 10 a 13 de dezembro, aconteceu o Fórum Mundial de Direitos Humanos (FMDH) com a participação da Polícia Militar do Distrito Federal - PMDF. O evento teve por finalidade demonstrar as atividades desenvolvidas pelo Departamento de Direitos Humanos do Centro de Polícia Comunitária e Direitos Humanos – CPCDH. Num primeiro momento foram apresentados os projetos sociais realizados pela PMDF tais como:
1.    Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) é um programa preventivo de cunho educacional que tem por objetivo reforçar os Direitos e Responsabilidades dos alunos, reforçar o respeito entre os colegas em um aprendizado cooperativo visando atender a necessidade dos alunos de pertencer a um grupo, ter atenção de seus colegas, pais e professores e dar essa mesma atenção, mostrando lições de cidadania;
2.    Educação para a Cidadania e Segurança (EduCS). é desenvolvido a partir da filosofia de polícia comunitária, em que ações de prevenção em segurança pública são priorizadas. O foco principal do programa é a prevenção e o combate da violência doméstica intrafamiliar.
Integrantes do EDUCS e PROERD expõem seus dados
Na segunda parte foi a vez de enfatizar que Polícia Militar é muito mais que segurança;
nesse sentido buscando trabalhar a segurança pública preventiva, educação, cultura e
lazer e de forma lúdica foram feitas apresentações do:
1.    Teatro Rodovia (Grupo de Prevenção e Educação para o Trânsito – GPET); tem como principal objetivo a educação de crianças para o trânsito, estimulando a consciência crítica dos futuros motoristas. As crianças são educadas a se comportarem com segurança nas pistas e rodovias, não só como pedestres, mas como futuros condutores de veículos.
2.     Teatro Lobo Guará (Programa de Educação Ambiental – PREALB) o Programa visa inserir um conhecimento preservacionista, promovendo uma reflexão e uma mudança no comportamento e hábitos que agridam a natureza, dando ênfase à repressão do tráfico ilícito de animais silvestres. Para isso se utiliza de duas frentes: o Curso Guardiões com aulas expositivas que forma crianças guardiões ambientais, com o objetivo de formar um liga da Justiça Ambiental e proteger o cerrado; a Cia Teatro Lobo Guará: Com uma mistura de lazer e educação, o elenco, formado por integrantes da Polícia Militar do Distrito Federal, usa a linguagem das artes cênicas para falar sobre preservação da natureza com crianças e adultos;
 
Integrantes do PREALG; e na segunda foto o herói Lobo Guará dando o seu recado.
3.    Grupo de Teatro Arte Tática 2: Com uma brilhante apresentação do Sargento Cleber; que através das artes cênicas ensina adolescentes e jovens de escola públicas e privadas as conseqüências das nossas decisões.
Posteriormente o coronel QOPM Erich Meier Júnior apresentou, através de um debate, a importância da PMDF como entidade de primeira linha na defesa dos direitos humanos. Houve, durante o encontro, uma discussão relacionada ao emprego moderado da força para garantia dos direitos humanos. Por fim, foram explanadas as vantagens do desenvolvimento de trabalhos realizados entre a PMDF e as entidades de Direitos Humanos para a preservação da cidadania e civismo com intuito de aproximar e interagir a Corporação e a comunidade presente no FMDH.


Nenhum comentário :

Postar um comentário