segunda-feira, 11 de junho de 2012

SEMANA DO MEIO AMBIENTE
No dia 6 de junho de 2012 o teatro Lobo Guará esteve na escola Classe Aspalha na área rural do Varjão.
A Escola está sendo atendida pelo PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL LOBO GUARÁ (PREALG) projeto Guardiões Ambientais. O PREALG está formando guardiões para a preservação, principalmente, do nosso cerrado, bioma o qual os alunos estão inseridos. Os alunos prontamente chamaram o herói LOBO GUARA para averiguar o que estava acontecendo na região.

Foto: SD Katilene

O LOBO GUARÁ viu que os alunos tinham razão, então, começou a vasculhar o ambiente quando, flagrou o ZÉ DA ONÇA e TIÃO PESCADOR com suas tralhas de caça e pesca.

 


Então com a ajuda de duas crianças chamou o policial MANOEL para dar o flagrante. E os dois predadores foram pesos, mostrando, assim, o que as crianças haviam absorvido o conhecimento a elas ministrado.

Foto: SD Katilene

O trabalho foi uma aula pré-agendada pela educadora do PREALG SD KATILENE que, meses antes, havia ministrado aulas na escola.

Os alunos participantes do PREALG fizeram:

Passeio “Trilha dos Azulejos”. A Escola Classe Aspalha (turma dos 5º anos) e a policial militar Sd Katilene participaram da “Trilha dos Azulejos” para conhecer as obras de Athos Bulcão. As obras estão espalhadas por Brasília em diversos locais, tais como no Parque da Cidade, na Igrejinha localizada na 308 Sul e no Teatro Nacional. O passeio enfatizou também as artes do paisagista Burle Marx e sua preocupação em deixar Brasília muito arborizada e florida

Foto: SD Katilene
.
Dinâmica sobre a água dentro da sala de aula. Os alunos participaram da dinâmica “Qual sua gota de contribuição” em que cada um colocava em um copo uma tampinha de água. Até a professora Clotilde quis dá sua gota de contribuição. Perceberam que se cada um fizer a sua parte poderemos reverter a situação caótica da água no planeta. Ao final da aula a tarefa para casa era desenhar uma gota e escrever ações que realizariam para diminuir o consumo de água. Outra dinâmica realizada foi para identificar a quantidade de água doce existente e qual sua distribuição no planeta.
Dinâmica do chocolate. Os alunos divididos em duplas deveriam responder as perguntas sorteadas. Cada pergunta era referente a uma matéria dada, tais como tráfico de animais silvestres, água, cerrado, biomas brasileiros, os 3 R’s, fauna e flora, desmatamento. Para cada pergunta respondida corretamente a dupla recebia um chocolate.
No dia 08 de junho de 2012 o teatro Lobo Guará esteve na escola Classe 17 localizada na EQNO 1/3, do Setor “O” em Ceilândia.
O teatro Lobo Guará foi convidado para participar das comemorações da Semana do Meio Ambiente na escola.
Após uma palestra sobre o meio ambiente com a policial militar Katilene, os alunos a ajudaram a chamar o super herói do cerrado, o Lobo Guará, que rapidamente chegou para se apresentar.

Um comentário :

  1. Essa galerinha vai se tornar grandes protetores do meio ambiente.

    ResponderExcluir