sábado, 12 de outubro de 2013

Polícia Militar muito mais que segurança

Com a peça: Dengue pode virar caso de polícia

O nosso trabalho busca ser, além de preventivo, artístico e educativo. Usamos essa ludicidade para dar uma aula diferente e mostrar que nós da polícia militar somos "Muito mais que segurança". Por que "A natureza é nosso maior patrimônio preservá-la é a nossa missão" diz o lema dos Guardiões Ambientais do PREALG (Programa de Educação Ambiental Lobo Guará)

Ação Pela Vida

O Programa de Educação Ambiental Lobo Guará recebeu uma solicitação de apresentação teatral para um grupo especial de alunos; o Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais de Brasília pediram que a trupe do Teatro Lobo Guará fizesse uma apresentação para seus alunos. O grupo estava diante de um nobre desafio, pois, esse foi o primeiro pedido desse tipo de apresentação. A peça, então, foi apresentada para um grupo de alunos cegos ou de baixa visão. 
O teatro é um excelente meio, e por que não dizer: privilegiado de gerar inclusão social. A prova disso são os elogios recebidos das escolas por onde o grupo passou ministrando a aula de preservação ambiental usando as artes cênica. Certa vez uma criança de São Sebastião disse a um dos integrantes “Tio, muito obrigado por ter vindo a minha escola, foi a primeira vez que vi uma peça de teatro”.
 


Mas voltando a apresentação no CEEDV, o trabalho iniciou da seguinte forma, a trupe já fantasiada, esclareceu que sua aula seria uma aula diferente em que todos os presentes teria a oportunidade primeiramente de tocar em cada personagem (nosso herói o Lobo e os dois mosquitos da dengue: dengozão e dengozinho). Depois dessa aproximação, em que todos conheceram com era cada personagem; partiu-se para a apresentação, é claro, com a narração de cada movimento executados pelos personagens. Daí... observou-se a interação e a participação das crianças com o espetáculo. Algo muito lindo de se ver, pais, professores encantados com aquela interação.





A cultura é algo maravilhoso mesmo! Como ela ajuda a melhorar a condição humana! Durante a apresentação foi observado como as crianças entraram no mundo da ficção do herói Lobo Guará lutando contra dois inimigos que no mundo real não ocorreria. Com a ajuda das crianças o herói elimina toda água parada que serve de criadouro para o mosquito da dengue; depois dá poder para as crianças, transformando-os em guardiões ambientais; para os adultos, o Lobo dá o recado: “olha pais, durante esse período de alarde por causa da dengue, muitos aproveitadores podem usar a situação para entrarem em suas casas para furtar. Então, fiquem atentos, identifiquem o funcionário pelo uniforme e o crachá, caso ainda desconfie ligue no 156 e procure saber se há uma ação da vigilância sanitária na sua região”.


O professor Marcos disse:” Podemos melhorar o trabalho de vocês, tornando-o ainda mais inclusivo! Por isso, esperamos vocês em dezembro de 2013.”
Dede já o Lobo Guará agradece, professor! E esperamos ansiosos, por mais um encontro com essas crianças que são como estrelas na terra, cada uma com beleza e brilhos diferentes.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

10º ANIVERSÁRIO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL LOBO GUARÁ

Com o lançamento do curta metragem do Lobo Guará; e ainda, dengue pode ser caso de Polícia!
No dia 30 de setembro de 2013, no auditório da Universidade Paulista (UNIP), ocorreu a solenidade de comemoração do 10º Aniversário do Programa Educacional Ambiental Lobo Guará. Para a comemoração o herói LOBO GUARÁ convidou a LIGA DA JUSTIÇA AMBIENTAL, cerca de 500 alunos de escolas públicas do Distrito Federal (Escola Classe Aspalha, CAIC Santa Paulina, CAIC Carlos Castello Branco e a Escola Classe 53 de Taguatinga), que se formaram guardiões ambientais no 1º semestre deste ano. Estiveram presentes, ainda, o chefe do Estado Maior da Polícia Militar do Distrito Federal, o subcomandante em exercício da PMDF, coronel Adílson, o chefe do Centro de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (CPCDH), coronel Lemos Pita, o representante da Secretaria do Meio Ambiente Dálio Ribeiro, entre outras autoridades civis e militares. A solenidade reuniu antigos integrantes e fundadores do Lobo Guará, como o capitão Passos e a cabo Katilene (ainda integrante) e o atual coordenador do programa, capitão Alfredo Amorim.



A história do Programa de Educação Ambiental Lobo Guará tem início no dia 30 de setembro de 2003 quando o comandante da Companhia de Polícia Militar Ambiental (atual Batalhão de Polícia Militar Ambiental), o então major Reinaldo José Ciqueira, teve a idéia  de trazer alunos de escolas para visitar as instalações da unidade. Inicialmente, o tenente Passos (hoje capitão), colocou em prática a idéia. Os estudantes visitavam o quartel, assistiam a uma palestra sobre tráfico de animais silvestres, iam ao Museu Ambiental e conheciam os animais taxidermizados, além de assistirem a apresentação do Grupo de Teatro Lobo Guará.

Com o passar dos anos, o Grupo de Teatro Lobo Guará passou a fazer parte do CPCDH. Lá foi efetivado, então, o Programa Educacional Ambiental Lobo Guará, com aulas nas escolas (12 aulas, sendo expositivas, duas de campo e a lúdica com a peça do LOBO GUARÁ) depois, os estudantes são formados “Guardiões Ambientais”. Somente em 2013, a previsão é de serem formados mais de 1.600 guardiões, totalizando quase 3.000.
Os guardiões e todos os convidados se deliciaram com muitas gargalhadas com a exibição do filme curta metragem “Lobo Guará o protetor do cerrado”, de autoria do cineasta e policial militar Fauston Pereira Silva ganhador do Festival de Brasília de Cinema em 2012 e ganhador da Mostra Brasília de Cinema em 2013. Também foi apresentada a nova peça do Grupo de Teatro Lobo Guará, denominada “Dengue, uma carona indesejada”, por que o tema dengue pode virar caso de polícia, aproveitadores podem querer entrar nas casas para furtar, então, o Lobo procura conscientizar as crianças e adultos dos perigos de deixar qualquer pessoa entrar em?:^. suas casas, se dizendo funcionários do GDF. O Lobo ensina a identificar o verdadeiro funcionário (observando o uniforme, crachá de identificação e caso fique dúvida ligar no 156 pra saber se está havendo ação da vigilância ambiental nas proximidades de suas casas).