Em 2019, o Programa de Educação Ambiental Lobo Guará (PREALG) realizou várias ações. O trabalho é desenvolvido em três frentes: Teatro Lobo Guará, Curso de Guardiões Ambientais e Saber Cerrado.
TEATRO LOBO GUARÁ
CURSO DE GUARDIÕES AMBIENTAIS SABER CERRADO
Iniciamos o ano com a parceria do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do ICMBio representados pelo Giorgenes e Enrique e passamos a trabalhar dentro do Parque Nacional de Brasília (PNB), juntamente com os professores Eric e Delvinei da Secretaria de Educação do DF. Com essa parceria, pudemos expandir e fortalecer a educação ambiental, além de aprender muito com a equipe do NEA e dos outros integrantes do ICMBio.
Link da reportagemhttp://teatroloboguara.blogspot.com/2019/03/arte-no-parque-nacional-de-brasilia.html
Algumas das nossas atividades, que ocorreu devido a essa parceria, foi o grafite do casal de lobos guarás e das Três Onças no PNB feito pelo Sgt Ottoni, artista integrante do PREALG. A obra de arte é um presente do Lobo Guará a todos que trabalham, frequentam e amam o parque.
Participamos
de 06 Cursos de Educação Ambiental para professores, sendo que dois foram
cursos extras, e de 08 Cursos Socioambiental para Infratores de Ilícitos
Ambientais e Urbanísticos, sendo três cursos extras, realizados pelo NEA/ICMBio
no PNB. A demanda foi tamanha que houve esses cursos extras.
Curso dos Professores e Curso Socioambiental para infratores
O Teatro Lobo Guará ultrapassou a marca de mais de 2.000 apresentações. Esse ano atendeu um público de 39.917 expectadores. O total geral que já assistiram ao espetáculo teatral chegou a 428.665 pessoas, desde sua criação em 2003.
Apresentação teatral na Residência Oficial de Águas Claras do Governador do DF.
O
Curso de Guardiões Ambientais formou 1.242 novos guardiões, contando somente com os instrutores ST Leandro, Sgt Marcos e Sgt Marcelo Alves. Desde sua criação, em 2011, já são 10.332 Guardiões Ambientais formados.
O
Saber Cerrado atendeu 13.332 pessoas no PNB e em outros eventos durante o ano de 2019.
No PNB, recebemos a visita do presidente do ICMBio Homero de Giorge Cerqueira, que foi comandante da Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo.
Participamos do Aniversário de 210 anos da PMDF nos quatro cantos do DF.
Fizemos o reconhecimento de várias áreas dentro do PNB, dentre elas a Barragem de Santa Maria, áreas da antiga Fazenda Santa Maria, cemitérios, lugar do acampamento da Missão Cruls e Cachoeira Três Barras. O objetivo das expedições era compartilhar e ampliar o conhecimento sobre os sítios históricos. O professor Dr. Wilson Vieira Júnior nos levou nessa jornada de conhecimento do parque. Ele trabalhou no IPHAN e no Arquivo Público do Distrito Federal e desenvolveu a pesquisa "Vestígios no Parque Nacional de Brasília e na Reserva Biológica da Contagem: do campo da Invisibilidade aos Lugares de Memória.
Professor Wilson Vieira Jr explicando a equipe sobre a história da Fazenda Santa Maria
Participamos do Dia Internacional do Meio Ambienta no Parque Nacional de Brasília, onde ocorreu várias apresentações das escolas. E o Lobo Guará ainda apareceu no Parque de Águas Claras.
O nosso herói virou Toy. A Júlia, moradora da Ceilândia, foi a primeira criança a divulgar os seus toys preferidos impressos e montados em casa. Foi até lançado o desafio Meu Toy Preferido. Para baixar o Lobo Guará Toy segue o link da página da PMDF: http://www.pmdf.df.gov.br/index.php/institucionais/24543-baixe-e-monte-seu-pm-toy
Julía com seus toys preferidos
Recebemos no PNB o Curso de Formação de Praças durante uma semana. O Curso está formando os novos policiais do DF. O presidente do ICMBio participou e ainda ganhou um quadro de onça do nosso artista Sgt Ottoni do PREALG.
A equipe da PM5 realizou várias filmagens das nossas diversas frentes de trabalhos e fez um filme sobre nosso programa. O trabalho deles é incrível. Gratidão galera. Confira o vídeo na nossa página do Instagram pelo link: https://www.instagram.com/p/B4aP3OuhGEb/
Equipe da PM5 que realiza as divulgações nas mídias da PMDF.
Fizemos uma Trilha para a Lagoa Seca com a galera do Brasília é o Bicho!, cujo conhecimento sobre os animais do cerrado é fantástico. O Brasília é o Bicho é formado por biológos apaixonados pelo cerrado cujo objetivo é divulgar a riqueza da fauna do Cerrado e tornar esse conhecimento mais acessível a sociedade. Na página do Brasília é o Bicho no Instagram, aparece vários vídeos feitos por eles como a onça, o lobo guará, o tamanduá bandeira, entre outros. Participamos também de várias palestras para aprender um pouco mais sobre o cerrado e sua história, entre elas sobre Restauração do Cerrado por Semeadura direta com o Alexandre Sampaio, analista ambiental do ICMBio que trabalha no Centro e biodiversidade do Cerrado (CBC).
Alexandre Sampaio na área de restauração do cerrado no PNB (esquerda) e a equipe do Brasília é o Bicho! (direita).
O Lobo Guará participou da Seletiva do Mundial de Judô, Blitz Educativa, Ação Social na academia, Corrida Mirim da Ceilândia no 2º CPRO, Dia das Crianças no 11º BPM, Troca da Bandeira, Aniversário da Polícia Militar do Circuito Turístico Cívico do BPTur, Corrida Mirim, Natal Feliz no 2º CPRS, diversas apresentações nas escolas e muitos outros eventos. Ufa! Foi um ano muito intenso de atividades.
Desde
a criação do PREALG em 2003, um público de 484.685 pessoas foram atendidas. Em
2020, iremos alcançar a marca de Meio Milhão de público.
Nosso trabalho é gratificante e fortalecedor. Que 2020 seja cheio de bênçãos para atingirmos essa marca de meio milhão de público e continuar fazendo nosso trabalho da melhor forma possível. Contamos com vocês.
Somos todos Guardiões.
A natureza é o nosso maior patrimônio, protegê-la é a nossa missão!
Nenhum comentário :
Postar um comentário