segunda-feira, 6 de julho de 2015

Discurso na formatura do Curso Guardiões - Turma morceguinho do cerrado

Formatura da Escola Classe 12 de Taguatinga
Há algum tempo, o Papa Francisco publicou uma Encíclica tratando justamente do meio ambiente. Eu destaco aqui o item 13, onde ele faz um apelo, que diz o seguinte:
“O meu apelo
13. O urgente desafio de proteger a nossa casa comum inclui a preocupação de unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral, pois sabemos que as coisas podem mudar. O Criador não nos abandona, nunca recua no seu projecto de amor, nem Se arrepende de nos ter criado. A humanidade possui ainda a capacidade de colaborar na construção da nossa casa comum. Desejo agradecer, encorajar e manifestar apreço a quantos, nos mais variados sectores da actividade humana, estão a trabalhar para garantir a protecção da casa que partilhamos. Uma especial gratidão é devida àqueles que lutam, com vigor, por resolver as dramáticas consequências da degradação ambiental na vida dos mais pobres do mundo. Os jovens exigem de nós uma mudança; interrogam-se como se pode pretender construir um futuro melhor, sem pensar na crise do meio ambiente e nos sofrimentos dos excluídos.”
CARTA ENCÍCLICA LAUDATO SI’
DO SANTO PADRE FRANCISCO
SOBRE O CUIDADO DA CASA COMUM
O Papa Francisco é um líder muito admirável. Ele entende não apenas de religião, mas também de política, economia. Ele entende de várias coisas e, por estas palavras de sua encíclica, dá para perceber que ele entende de meio ambiente também. Nós devemos parar e observar o que ele está dizendo.
Eu sou Policial Militar há mais de 13 anos e esta turma, Morceguinho-do-Cerrado, é a primeira turma de Guardiões ambientais que estou tendo a oportunidade de formar. Talvez alguns possam pensar que eu estaria sendo mais útil se estivesse nas ruas, correndo atrás de bandido, prendendo bandido. Eu faço isso também. Não quando estou em sala de aula, mas quando eu e meus colegas de trabalho estamos cumprindo outras escalas; as quais nós, policiais, temos o dever de cumprir.
Mas eu gosto de acreditar que minha missão na Polícia Militar não se resume a isto. Sabe? Gosto de pensar na minha profissão, na minha missão, semelhante à de um semeador. Cada um destes formandos que estão aqui hoje receberam uma sementinha. Cada um deles vai ter a oportunidade de pegar essa sementinha, colocar em uma boa terra, uma terra fértil, cultivar essa sementinha de maneira que ela se torne um arbusto, uma árvore frondosa.
E então, depois de algum tempo, essa árvore pode dar frutos, pode gerar outras sementes. Ou seja, pode ajudar outras pessoas a entenderem a importância de cuidar da nossa casa comum, do nosso planeta. Nós só temos uma chance de fazer direito. Se nós não assumirmos a responsabilidade, se nós não mudarmos nosso comportamento.
Se nós não entendermos que o nosso futuro depende das escolhas que nós fazemos hoje, então todo o trabalho que eu, como Educador ambiental, as professoras Valéria, Ana Paula, Veruska, Keith; vocês, como pais, procuram fazer, ao educar seus filhos, será completamente em vão, terá sido um esforço perdido.
Porque as nossas crianças só se sentirão motivadas a fazer algo diferente, a mudar o mundo, a partir do momento em que elas virem que nós, adultos, estamos dispostos a dar o primeiro passo.
Vocês, formandos, estão recebendo esta sementinha hoje e se tornando guardiões ambientais. Que assim como ela, vocês possam crescer, com muita sabedoria, com consciência, com responsabilidade. E que vocês sejam muito felizes e abençoados por Deus. Parabéns Guardiões!

Muito obrigado a todos e uma boa noite. 

Cabo Policial Militar Paulo Bonfim

Nenhum comentário :

Postar um comentário