Lobo Guará comemora aniversário da PMDF
No mês de maio a Polícia Militar
comemorou 210 anos em diversos eventos pelas cidades do Distrito Federal. E o
Programa de Educação Ambiental Lobo Guará (PREALG) participou de vários deles.
O PREALG atua em três frentes de
trabalho: com o Teatro Lobo Guará, atendendo crianças do 1º ao 5º
ano; o Curso de Guardiões Ambientais, onde o educador policial
tem encontros semanais com os estudantes de 5º ano; e o Saber Cerrado,
parceria do PREALG / PMDF com o Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do ICMBio,
atuando dentro do Parque Nacional de Brasília. As três forças tarefas do PREALG participaram das comemorações aos 210 anos da PMDF.
Memorial JK
O primeiro evento foi o turismo cívico no Memorial JK organizado
pelo Batalhão de Policiamento Turístico - BPTur e com o apoio do Centro de
Políticas Públicas - CPP. O nosso herói Lobo Guará recebeu os estudantes de
diversas escolas militares do DF no monumento dedicado ao ex-presidente Juscelino
Kubitschek.
No dia seguinte, 04 de maio, o Teatro Lobo Guará se deslocou para o Núcleo Rural Taquara na cidade de Planaltina, no 2º Batalhão de Policiamento Rural - BPR. As comemorações foram organizadas pelo Batalhão Rural Leste. O CED Taquara participou do evento, que participa do Curso de Guardiões Ambientais, cujo educador policial é o Sgt Marcelo Alves.
Foto: http://www.pmdf.df.gov.br/index.php/institucionais/23751-batalhao-rural-leste-promove-festa-pelos-210-de-aniversario-da-pmdf
Dia 06 de maio, a equipe do Saber Cerrado trilhou os caminhos da Mesa JK, local onde o então presidente Juscelino Kubitschek costumava se reunir com sua equipe de planejamento as margens do Córrego do Capão para se inspirar e fugir do calor na época da seca. A Mesa JK fica na ARIE (Área de Relevante Interesse Ecológico) Granja do Ipê e foi descoberta pelos moradores do Combinado Agro-urbano de Brasília (Caub I).
A Escola Classe Ipê que atende a região e a Escola Classe 06 do Gama, cujo Sgt Marcos José é o policial educador do Curso de Guardiões Ambientais, participaram da Trilha da Mesa JK. A trilha foi uma verdadeira aventura pelo cerrado e pela história de Brasília. A equipe do Teatro Lobo Guará também participou das comemorações na Escola Classe Ipê.
A organização da trilha foi realizada pelo 3º Batalhão de Policiamento Rural comandado pelo Major Enoki, que participou com sua equipe ativamente. A equipe do Saber Cerrado foi responsável pelo histórico e condução das crianças.
Major Enoki na travessia com os Guardiões Ambientais.
Sgt Ottoni na Trilha da Mesa JK relatando curiosidades do local.
Seguindo as comemorações do aniversário da polícia, a Escola Classe 20 de Ceilândia, que participa do Curso de Guardiões Ambientais com o ST Leandro José, fizeram um roteiro entusiasmador: limpeza da orla do Lago Paranoá, passeio de barco da PMDF pelos pontos turísticos do lago e palestra sobre a história do lago, além da apresentação do Teatro Lobo Guará. O evento foi coordenado pelo BPTur.
Escola Classe 20 de Ceilândia no Lago Paranoá
ST Leandro com sua turma de Guardiões Ambientais
No dia 17 de maio, o Teatro Lobo Guará participou da hora cívica no Núcleo Rural Pipiripau 2, em Planaltina, estruturado pelo 2º BPR.
Dia seguinte, o Teatro Lobo Guará e a equipe do Saber Cerrado estavam juntos na Barragem do Descoberto, onde a CAESB faz a captação de água do Rio Descoberto. Participaram do evento o idealizado do PREALG, o major Passos, atualmente o presidente da Floresta Nacional, o Comandante do CPAM o Cel Robson Cardoso, funcionários da CAESB, comunidade e parceiros do 1º BPR, cujo sub-comando era do capitão Rafael.
A 1ª Trilha Ecológica do Batalhão Rural Oeste ocorreu com a Escola Classe 05 do Núcleo Bandeirante e os integrantes da Casa do Caminho de Brazlândia, supervisionado pelo Saber Cerrado, chegando as margens do Rio Descoberto.
E para fechar as comemorações dos 210 anos da polícia, o nosso herói Lobo Guará participou do evento realizado no Parque Ecológico de Águas Claras, na sede do BPMA que contou com a participação da Comandante-Geral da PMDF, Cel Sheyla e do Comandante do CPAM, Cel Robson Cardoso.
Nenhum comentário :
Postar um comentário