quarta-feira, 19 de julho de 2017

Curso de Guardiões Ambientais na Escola Classe 20 de Ceilândia DF em 2017

GUARDIÕES AMBIENTAIS
TURMA URUTAU
Imagem retirada do blog Estação bio.


O Programa de Educação Ambiental Lobo Guará da PMDF em parceria com a Escola Classe 20 de Ceilândia DF formou no dia 05 de julho de 2017 os alunos dos quintos anos em guardiões ambientais.
Foi um longo caminho até chegar ao momento de coroação, de reconhecimento e de comemoração. Assim foi a formatura dos mais novos Guardiões Ambientais que contou com uma linda ornamentação e com a presença dos pais, familiares e amigos dos formandos, a final de contas, era um momento especial...



...Mas para chegarem até a formatura passaram por diversas lições com o instrutor ST Leandro José, como por exemplo: temas como biodiversidade, cadeia alimentar, desmatamentos, incêndios florestais, tráfico e maus tratos aos animais, consumo sustentável da água, os R’s do consumo consciente, saída de campo, peça teatral e produção de texto literário.
Aprenderam de onde vem a água que chega nas torneiras de suas casas e de onde a CAESB capta a água para o nosso uso; aprenderam a importância da preservação dos mananciais e das barragens do Descoberto e de Santa Maria e o que tem que fazer para evitar o desperdício e minimizar o consumo, principalmente, nesta época de racionamento.

                                 Captação de água no DF


Na saída de campo foram ao Sítio Geranium, um espaço eco pedagógico. Lá aprenderam sobre a importância das abelhas para o processo de fecundação das flores; agrofloresta etc.



O objetivo é que os alunos depois de formados coloquem em prática o que aprenderam durante o curso de guardiões ambientais, sejam multiplicadores dos ensinamentos e comecem a atuar na escola, em casa e na vizinhança. E os alunos da Escola Classe 20 de Ceilândia aprenderam direitinho: para melhorar o micro clima da escola plantaram árvores nas imediações, com a esperança de crescerem e darem sombras.


E não pararam por ai. Com muita maestria e irreverência os alunos dos quintos anos da Escola Classe 20 (cabe ressaltar aqui o trabalho dos professores e da coordenação) apresentaram, no dia da formatura, excelentes performances teatrais com temas ecológicos que encheram todos os presentes de orgulho.


Agradecimento do Instrutor:
Só tenho a agradecer toda a equipe da Escola Classe 20, em especial a Coordenadora pedagógica professora Francinilda, que com muita dedicação, profissionalismo e amor no que fazem deu todo suporte para que o Curso ocorresse da melhor forma possível! Uma equipe ímpar que faz sempre a mais para melhor atender os alunos da comunidade. Juntos; Polícia Militar, Escola e comunidade faremos do DF um lugar melhor de se morar.
Clip Prealg Escola Classe 20 de Ceilândia DF em 2017.



Texto produzido pelo ST Leandro José.

Nenhum comentário :

Postar um comentário