quarta-feira, 13 de março de 2019

A nova Casa do Lobo Guará

PARQUE NACIONAL DE BRASÍLIA

O Lar do Lobo Guará



           O Programa de Educação Ambiental Lobo Guará está de casa nova! Desde o dia 08 de Janeiro de 2019, o Centro de Educação Ambiental, também conhecido como Centro de Visitantes, do Parque Nacional de Brasília – PNB - é o novo lar do Lobo Guará. 
            O Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do PNB juntou forças com o Programa Lobo Guará para fortalecer o trabalho desenvolvido pelo Giorgenes Martins, coordenador do núcleo, e o analista ambiental Enrique Mieza.

                  Parceria entre o Programa Lobo Guará e o Núcleo de Educação Ambiental do PNB

          O Parque Nacional de Brasília é uma Unidade de Conservação do meio ambiente protegida por lei. Sua relevância para o planeta é tão grande que em 1992 foi declarado como Área Núcleo da Reserva da Biosfera do Cerrado, no âmbito do programa “O Homem e a Biosfera”da UNESCO.

                                       Entrada do Centro de Educação Ambiental

                 É nesse lugar de belezas e riquezas naturais imensuráveis e de importância histórica para o Brasil, que unimos forças para expandir a educação ambiental. E para nossa surpresa, a Secretaria de Educação do Distrito Federal, representada pelos professores Eric Corrêa Barbosa e José Delvinei Santos, concluiram esse movimento de parceria. Dessa forma, a Polícia Militar, o Parque Nacional de Brasília e a Secretaria de Educação estão trabalhando juntos, agregando conhecimentos e práticas pedagógicas, para a valorização de um lugar de valor incalculável para a Humanidade.

   
     Giorgenes Martins, Lobo Guará e Enrique Mieza                       Centro de Visitantes
                                 

                      O Cerrado é o Berço das Águas e na visita ao parque é possível conhecer diversas nascentes. Além da preservação de áreas do cerrado, do abrigo de inúmeras espécies animais, é dentro do parque que está a Represa de Santa Maria, que abastece a capital federal.
                    O parque guarda muitas surpresas e histórias da construção da capital federal.

                                                  Represa de Santa Maria
                   
                Percorrendo a Trilha Cristal sendo guiado pelo Enrique, os integrantes do Programa Lobo Guará conheceram detalhes do parque, como resquícios da presença das antigas fazendas que foram desapropriadas para a criação do parque e diversas espécies exóticas como o capim gordura e os eucaliptos.

                                         Trilha Cristal

               A colaboração de diferentes setores do Estado visando um objetivo comum, trás inúmeros benefícios tanto para a sociedade como para a natureza.
           O Lobo Guará está em casa e feliz com o fortalecimento dessa cooperação, visando a valorização e proteção da sua, da nossa casa, o Cerrado.
                 Venha você também conhecer e valorizar o Cerrado pois ele é também sua casa ! 


 
 
 



Texto publicado pela Sgt Katilene

Nenhum comentário :

Postar um comentário