terça-feira, 24 de fevereiro de 2015


O Programa de Educação Ambiental Lobo Guará participou do III Congresso Internacional de Educação Ambiental ralizado no RIO GRANDE DO SUL
Organizadores do Congresso: destaque especial ao Professor Doutor Toshio Nishijjima em pose lembrando o herói LOBO GUARÁ estampado na sua blusa

Nos dias 21 a 27 de novembro do ano de 2014 os integrantes do Programa de Educação Ambiental Lobo Guará - PREALG, juntamente com a Chefe do Centro de Polícia Comunitária e Direitos Humanos, Coronel Verônica Lúcia Dantas, estiveram em Panambi – Rio Grande do Sul – RS para participar do III Congresso Internacional de Educação Ambiental, Curso de Especialização em Educação Ambiental – Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Polo Universidade Aberta do Brasil – UAB, que aconteceu no Parque Municipal Arno Goldhardt e nas dependências do SESI, da ACI e dos Lions Club, em Panambi-RS e IX Seminário Municipal do Meio Ambiente, bem como para realizar apresentações teatrais em escolas públicas do município.
Durante o evento o Programa de Educação Ambiental Lobo Guará realizou apresentações teatrais em 12 escolas do município; realizou apresentação teatral no evento do Congresso; apresentou no Congresso uma palestra de 10 minutos sobre a Polícia Militar do Distrito Federal no que se refere ao Centro de Polícia Comunitária e Direitos Humanos e o Programa de Educação Ambiental Lobo Guará, expôs estandes com folderes, banners, camisetas, bonés, sacolas ecológicas, carteirinhas de guardiões ambientais, distintivo do Programa.
Foi muito trabalho! Desde o embarque com as dificuldades de levar os figurinos, cenário, som, em fim equipamentos necessários para apresentação até o deslocamento com esse material a todas as escolas e salão de eventos; mas nada que atrapalhasse a empolgação e a vontade dos integrantes.
O apoio dos organizadores do evento, destaque para a Prof. Solange e a Prof Clea Hempe e da Brigada Militar de Panambi, em especial ao SGT Adair, foram primordial para que os trabalhos fossem realizados com tamanho sucesso.
Os trabalhos realizados pelo PREALG, em Panambi-RS, pode ser dividido em duas partes, como se segue:
Apresentações teatrais nas escolas municipais e estaduais de Panambi-RS:
As apresentações teatrais se deram no decorrer de toda a semana do dia 22 a 26 de setembro do corrente ano, só assim poderia atingir um maior número de escolas do município que gostariam de receber a apresentação do programa; neste período atendeu-se as escolas: Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF Rui Barbosa; EMEF Presidente jCosta e Silva; Escola Estadual Ensino Fundamental – EEEF Hermann Faulhaber; Escola Estadual de Edução Básica Poncho Verde; EMEF Bom Pastor; EMEF Princesa Isabel; EMEF Waldenor Winckler; Escola Estadual Paulo Freire; EMEF Conrad Doeth; EMEF Maurício Cardoso; EMEF Dona Leopoldina e EMEF Madalena. E obtiveram os seguintes resultados:
Destaque para a Escola Waldenor Winckler onde historicamente o Programa de Educação Ambiental Lobo Guará da Polícia Militar do Distrito Federal completou o incrível número de 1000 apresentações teatrais, a milésima apresentação veio com espetáculo “Lobo Guará contra o mosquito da dengue”.
Aceitação incrível por parte dos alunos que interagiram muito bem com o grupo de teatro e participaram bastante da apresentação; reconhecimento por parte dos professores e diretores que deixaram por escrito suas avaliações como por exemplo a Diretora da Escola Municipal Costa e Silva, Prof. Dinamara Kuhn, que relatou “ A peça teatral estava muito boa, todos os alunos estavam muito concentrados. Este teatro trouxe para todos um grande aprendizado do cuidado com o ambiente em que vivemos. Também nos proporcionou um momento de reflexão sobre nossas atitudes. Podemos perceber que todos gostaram muito pelos comentários dos alunos. Devemos parabenizar o grupo pelo trabalho”. A diretora, Maria Odete de Oliveira, da EMEF Pricesa Isabel disse: “ A apresentação do grupo foi excelente, pois, veio a acrescentar e somar o trabalho da importância da preservação do meio ambiente. Levando cada aluno a refletir sobre a sua ação cotidiana. O grupo mostrou tudo isso de forma criativa e didática”. Já a Coordenadora Pedagógica da EMEF Rui Barbosa retratou que “Gostamos muito da apresentação da peça “Lobo Guará” e de termos o privilégio de receber um grupo de policiais, dinâmicos e atuantes, preocupados com tema meio ambiente. Esse assunto deve perpassar a todas as comunidades assim como outros que surgem, como trânsito, valores; que não seja só a escola responsável para educar em todas as áreas da vida. Apesar de ser para crianças, os jovens também gostaram. Obrigada”. A Vice Diretora da Escola Estadual Poncho Verde acha o tema importante para todas as idades e que vários órgãos e entidades devem discutir o assunto, nas palavras dela: “...Acreditamos que este tema é importante para todas as idades e todas as entidades, órgãos devem se sentir responsáveis pela discussão do assunto. Agradecemos a oportunidade de contarmos com essa apresentação, com profissionais competentes e artistas profissionais do teatro...”.

Atuação no Congresso
No Congresso foi exposto um estande, onde foi divulgado o nome da Polícia Militar do Distrito Federal e do Programa de Educação Ambiental para o público rotativo presente nos dias de evento. Assim; houve interação com policiais de outros municípios como de Santa Maria RS, Palmeiras das Missões RS, Porto Alegre RS; bem como diretor do Conselho Municipal de Meio Ambiente; alunos do curso de Educação Ambiental da UFSM, população comum dentre outros. Foi apresentado no palco principal os trabalhos desenvolvidos pela Polícia Militar mais especificamente do Centro de Polícia Comunitária e Direitos Humanos e o Programa de Educação Ambiental Lobo Guará sendo divulgado os programas e ainda a apresentação no Palco Principal da peça teatral.


Os integrantes do PREALG sendo homenageados no Congresso (na primeira foto)
Na segunda foto: com organizadores e espectadores logo após a apresentação

E´ possível dizer que o trabalho trouxe grandes frutos para a PMDF e para o PREALG, pois, proporcionou aos integrantes do grupo a assistirem palestras de cunho nacional como a palestra de consumo sustentável, do Prof. Dr UFSM, Luiz Ernani Bonesso de Araújo e sua equipe e internacional como a do colombiano Orlando Sáenz Zapata, Prof. Dr. UDCA/Colômbia) que trouxe o tema “Educación Ambiental em las Universidades de América Latina y El Caribe”. A interação com outro grupo de teatro com público alvo igual ao do Lobo Guará que foi o grupo de teatro Turma do Quininho; na parte de divulgação foi dado entrevista na rádio local, Sorriso FM onde foi falado sobre a presença do grupo em Panambi, as atividades que estavam desenvolvendo no município, a criação do programa, filosofia, público alvo, modo de atuação. Foi divulgado também em jornal de circulação no município chamado “Folha das Máquinas” do dia 26 de setembro o anúncio de apresentação teatral do grupo. Foi possível também trocar informações com uma equipe do teatro da Brigada do Rio Grande do Sul, chamado “Brigada em Cena” cujos representantes foram a TEN Berenice e o SD Jefersson.
Cel. Verônica Dantas e ST Leandro José em entrevista a Rádio Sorriso FM

O Programa de Educação Ambiental Lobo Guará teve suas expectativas de retorno superadas, pois, foi atendido de forma impressionante tanto no lado do Curso de Guardiões Ambientais, quando pode ouvir e acompanhar as tendências nacionais e internacionais na área de educação ambiental por meio das palestra, quanto na parte do Teatro que divulgou, bem divulgado (nas escolas, para policiais de outros municípios como: Palmeiras das Missões, Santa Maria e Porto Alegre) e ainda colheu experiências de outros teatros como o que apresentou no Congresso “Turma do Quininho” e teatro “Brigada em Cena” da Brigada do Rio Grande do Sul.
Texto do SubTenente Leando José

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015




O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
LOBO GUARÁ TORNA PÚBLICO DADOS DE SUA ATUAÇÃO EM 2014 

Ações desenvolvidas pelo Programa de Educação Ambiental Lobo Guará no período de JAN-DEZ do ano de 2014, o qual é desenvolvido de duas formas, a saber:

a)   TEATRO LOBO GUARÁ:

O Grupo de Teatro Lobo Guará, uma das atividades do Programa de Educação Ambiental Lobo Guará, foi criado, no âmbito da Polícia Militar do Distrito Federal, em 30 de setembro de 2003, na então Companhia de Polícia Militar Ambiental – CPMA, hoje Batalhão de Polícia Militar Ambiental – BPMA, da ideia do então Maj Reinaldo e idealizado pelo então Ten Passos e sua equipe, para atender os alunos do Ensino Fundamental de Escolas Públicas e Particulares do Distrito Federal e de maneira excepcional crianças de 7 a 12 anos em eventos diversos. Atualmente é parte integrante dos programas sociais desenvolvidos pelo Centro de Polícia Comunitária e Direitos Humanos da PMDF. De 2003 a 2010 os trabalhos de conscientização se deram com as apresentações teatrais da peça “Lobo Guará o Guardião do Cerrado”; a partir de 2011 foi agregado ao programa o Curso de Guardiões Ambientais.
     O foco dessa ação é a prevenção de crimes ambientais utilizando-se da prevenção primária por meio da conscientização e participação dos alunos e crianças na preservação do meio ambiente para às presentes e futuras gerações conforme reza a nossa Constituição Federal.
     A mensagem é de preservação do meio ambiente para uma melhor qualidade de vida e ainda para a prevenção de crimes ambientais buscando uma mudança de atitudes em prol do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável.

                                                                                                                               
b)   CURSO DE GUARDIÕES AMBIENTAIS:

O Curso de Guardiões Ambientais foi criado em 2011 por meio de uma iniciativa dos integrantes do Programa de Educação Ambiental Lobo Guará, inaugurando uma nova fase ao Programa, pois observou-se a necessidade de passar mais tempo com os alunos do 4º e/ou 5º ano do Ensino Fundamental, com o intuito de consolidar os ensinamentos preservacionistas e de prevenção aos crimes ambientais e proporcionar atividades que levarão o aluno a pensar, refletir, a questionar, a criar, permitindo novos desafios e novas experiências com a preservação e conservação do meio ambiente sustentável e de qualidade para as gerações presentes e futuras.
  Com um cronograma de 13 horas aulas, assim distribuídas: 09 horas aulas expositivas (englobando atividades extraclasse e diversificadas) 02 horas aulas práticas (saída de campo a uma área ecológica) 01 hora aula apresentação da Peça Teatral do Programa e 01 hora aula para a culminância do Curso a formatura. Nessas aulas são abordados temas como o conceito de ambiente, biodiversidade, cadeia alimentar, fauna, flora, desmatamento e reflorestamento, tráfico de animais silvestres, crimes ambientais, importância da água, lixo, os “erres” do consumo consciente e mudança de atitude frente ao meio ambiente.
  O primeiro curso realizado se deu na Escola Classe do Incra 7 em Brazlândia DF, onde foram formados os primeiros 27 Guardiões Ambientais, em 30 de setembro de 2011. Hoje já são mais de 2.000 (dois mil) guardiões formados.

1)   ATA DE ENCERRAMENTO DO TEATRO LOBO GUARÁ DO ANO DE 2014


PRODUÇÃO ANUAL DO TEATRO LOBO GUARÁ
ESCOLAS PÚBLICAS ATENDIDAS
71
ESCOLAS PARTICULARES ATENDIDAS
22
EVENTOS SOCIAIS ATENDIDOS
18
TOTAL DE APRESENTAÇÕES TEATRAIS
111
QUANTITATIVO DE ESPECTADORES
28.065


Aos vinte dias do mês de dezembro do ano de dois mil e quatorze, informamos os dados das estatísticas dos meses de janeiro a dezembro do Grupo de Teatro Lobo Guará, do Programa de Educação Ambiental Lobo Guará/PMDF, do ano de 2014, tendo em vista o encerramento das atividades neste ano, a qual iníciou-se aos onze dias do mês de fevereiro do corrente ano, atendendo um total de 28.065 (vinte e oito mil e sessenta e cinco) espectadores, com o quantitativo de 111 (cento e onze) apresentações teatrais, em 71 (setenta e uma) escolas públicas e 22 (vinte e duas) escolas particulares do DF, bem como em 18 (dezessete) eventos distintos.

1)   ATA DE ENCERRAMENTO DO CURSO DE GUARDIÕES AMBIENTAIS/JAN-DEZ/2014


PRODUÇÃO ANUAL DO CURSO DE GUARDIÕES AMBIENTAIS
ESCOLAS PÚBLICAS ATENDIDAS
10
ESCOLAS PARTICULARES ATENDIDAS
02
QUANTITATIVO DE TURMAS DO 5º ANO FUNDAMENTAL
44
QUANTITATIVO DE ALUNOS FORMADOS
1092


Aos 19 dias do mês de dezembro do ano de dois mil e quatorze, informamos os dados estatísticos do Curso de Guardiões Ambientais, do Programa de Educação Ambiental Lobo Guará/PMDF, de janeiro até dezembro de 2014, tendo em vista o encerramento das atividades neste ano, desenvolvido pela Polícia Militar do Distrito Federal por intermédio do Centro de Polícia Comunitária e Direitos Humanos – CPCDH, aos alunos da rede de ensino fundamental do DF, conforme acordo de Cooperação entre PMDF e as Escolas, o qual iníciou-se aos quatorze dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e quatorze, formando 44 (quarenta e quatro) turmas do 5º ano fundamental em 10 (dez) escolas públicas e em 02 (duas) escolas particulares da rede de ensino do Distrito Federal, totalizando 1092 (mil e noventa e dois).