quarta-feira, 6 de julho de 2016

Aula de campo do curso guardiões

Conhecendo o Cerrado no Parque Nacional de Brasília


Os futuros Guardiões Ambientais, que recebem o curso da educadora PREALG Cb Katilene, tiveram um dia inesquecível no Parque Nacional de Brasília – PNB -, conhecido popularmente como “Água Mineral.”
Cada dia, uma escola visitou o parque na seguinte ordem:
  • Escola Classe 204 Sul: dia 30 de maio de 2016. Turma Jequitibá;
  • Escola Classe 12 de Sobradinho: dia 21 de junho de 2016. Turma Jibóia;
  • Escola Classe 10 de Sobradinho: dia 27 de junho de 2016. Turma Tuiuiú;
  • Escola Classe Lobeiral de Sobradinho: dia 04 de julho de 2016. Turma Buriti.
O dia iniciava logo cedo para poder aproveitar e conhecer as belezas do Cerrado brasileiro. Após uma visita à Exposição de fotos de Quaresmeiras, uma breve palestra era feita com o Henrique, do Centro de Educação Ambiental, onde ele mostrava, na maquete, o mapa do parque e suas peculiaridades.
Maquete da área em que é permitida à Visitação Pública, onde se concentram as Piscinas naturais, o Centro      de Educação Ambiental, as Trilhas e a parte administrativa do Parque. Palestra: Henrique
Em seguida, os estudantes passavam pela exposição sobre a fauna e flora do Cerrado. As fotos foram registradas no próprio parque, demonstrando toda a riqueza da biodiversidade do Cerrado. Havia exposição também de alguns trabalhos criados por diversos estudantes. Por último, os estudantes assistiram vídeos sobre o Parque Nacional de Brasília.
Pausa para o lanche para se esquentar e contemplar as belezas do Cerrado.
A programação seguia agora com uma Trilha Sensorial dentro do Labirinto. Os estudantes, com os olhos vendados, percorriam o Labirinto onde passavam por um Sino de Vento, folhas secas, pedras e bambus. E no final conheciam o maior predador da Terra. Uma aventura emocionante até mesmo para os professores, que percorreram a trilha, assim como os estudantes.
      
 


Depois da Trilha Sensorial, seguimos para o Riachinho de águas geladas. Com os olhos fechados, em silêncio e as mãos dentro da água, os estudantes sentiram a água de forma mais conectada com a natureza.
 
Seguindo a trilha, partimos rumo às Duchas, um local que funciona com o aproveitamento da água da válvula de alívio de pressão que integra a rede hidraúlica do parque. As duchas funcionam permanentemente sendo um excelente local para se refrescar após percorrer a Trilha Cristal a pé ou de bicicleta.
Nas duchas localizadas no meio da mata foi possível observar e conhecer alguns exemplares da Flora do parque, como a Lobeira e a Quaresmeira. A Lobeira ou Fruta-do-lobo é a fruta preferido do Lobo Guará, animal típico do Cerrado que está ameaçado de extinção.
Flor da Lobeira. Para amar você precisa conhecer. A melhor forma de amar e preservar o Cerrado é conhecendo-o.  
Os futuros Guardiões Ambientais reconhecendo a árvore que tanto ouviram falar nos encontros na escola. A árvore da Lobeira possui muitos espinhos pequenos nos seus galhos e suas folhas parecem uma malha aveludada com espinhos.


Após visitarem a exposição das Quaresmeiras no Centro de Educação Ambiental, ficou mais fácil reconhecer a flor da Quaresmeira.
E o nosso dia só estava começando. Partimos rumo à Ilha da Meditação. No percurso só é possível avistar o lago quando já está bem próximo.  
A Ilha da Meditação é um lugar paradisíaco para curtir o silêncio e as belezas do parque. O lago da ilha é artificial. E para entrar em conexão com a natureza nada melhor do que fazer o que a ilha se propõe: MEDITAR, entrar no seu silêncio interior.



Todos entraram nessa vibração superior, inclusive os professores. A Ilha da Meditação é um lugar de transformação do ser, de conexão com a Mãe Natureza.






Voltando ao Centro de Educação Ambiental, a pausa foi para o almoço ao ar livre.
A animação era tanta que logo em seguida seguimos em direção à Trilha da Capivara para percorrer os 1.300 metros no meio da mata de galeria. Na trilha, foi possível observar as diversas nascentes e alguns animais silvestres.
No final da Trilha da Capivara nos deparamos com um grande Jequitibá. Ótima oportunidade para tomar conhecimento sobre o maior jequitibá do Brasil, localizado em Camacan na Bahia com 48 metros de altura.
E um dos momentos mais esperados por esses futuros Guardiões Ambientais era mergulhar nas piscinas de fontes naturais. Mas antes, uma breve parada para conhecer as nascentes que abastecem a piscina Pedreira e correm rumo ao Córrego Acampamento.
Voltando para casa, com o coração saltitante de felicidade por poder proporcionar momentos de conexão pura com a mãe natureza, volto com o sentimento que esses futuros Guardiões Ambientais farão a diferença no nosso mundo na preservação do meio ambiente, principalmente, da nossa casa, o Cerrado.
Gratidão à Escola Classe 204 Sul, Escola Classe 12 de Sobradinho, Escola Classe 10 de Sobradinho e Escola Classe Lobeiral de Sobradinho por todo o comprometimento em tornar possível esse dia, que com certeza foi inesquecível.


Um comentário :

  1. Um dia agradável e de muito aprendizado! Esse Projeto é excelente. Parabéns, "Lobo Guará"!

    ResponderExcluir