sábado, 3 de junho de 2017

Aula de campo do curso guardiões na escola BASEVI

Basevi no Parque Nacional de Brasília

A Escola Classe Basevi, situada no Núcleo Rural Lago Oeste, Chapada da Contagem na Vila Basevi, está participando do Curso de Guardiões Ambientais do Programa de Educação Ambiental Lobo Guará. A educadora Cb Katilene é quem ministra o curso aos estudantes do 5º ano.
Após vários encontros aprendendo sobre Biomas, Biodiversidade e conhecendo um pouco sobre o nosso Cerrado, chegou um dos momentos mais esperados do curso: a Saída de Campo para o Parque Nacional de Brasília.
Apesar da região ser localizada ao lado do Parque Nacional de Brasília, poucos estudantes haviam visitado o local. E como sempre nossa educadora policial Katilene fala, só se ama aquilo que se conhece.
O dia foi de puro conhecimento e diversão. Iniciou-se com a visita ao Centro de Educação Ambiental, onde o nosso querido Henrique nos presenteou com a história do parque e algumas curiosidades que somente quem trabalha lá conhece.
A situação da crise hídrica preocupou nossos futuros Guardiões Ambientais ao tomarem conhecimento que as chuvas que ocorreram foram poucas e que a cada ano, o nível de água nos reservatórios está diminuindo. A própria Represa de Santa Maria, situada dentro do Parque Nacional e que abastece a região de Brasília, não alcançou um nível de água satisfatório. Dessa forma, no período da seca, o racionamento será inevitável.
Nossa caminhada continuou pelo centro de educação ambiental, conhecendo as exposições das “Quaresmeiras” e “Pelos Caminhos de Darwin”, onde os estudantes puderam conhecer um pouco sobre a Teoria da Evolução de Charels Darwin e alguns dos animais que ele encontrou em sua viagem, como a Tartaruga Gigante de Galápagos.
Foto da Foto: Tartaruga Gigante de Galápagos. Exposição “Pelos Caminhos de Darwin”

O famoso Labirinto foi percorrido como uma Trilha Sensorial organizada pela educadora Katilene. E nada melhor do que começar com as próprias professoras e coordenadoras. Assim, elas saberiam como nossos estudantes se sentiriam. Sucesso total e eles ainda queriam passar novamente.

Nossa turminha era de muita sorte. Foram vistos vários animais no parque, como o gavião Carcará, o Jacu, a Galinha D’água, Quero-quero e Macaco Prego.
O córrego de água mais gelada do parque foi a próxima parada dessa turminha animada. Em grupos, eles iam em silêncio e, com os olhos fechados, colocavam as mãos para sentir a água e as pedrinhas. Momento de se conectar verdadeiramente com a natureza.

Caminhando em direção às Duchas, nos deparamos com várias Quaresmeiras, lindas e roxas, a enfeitar o parque. Merecida parada para tirar uma selfie e registrar esse espetáculo da Natureza.
Uma pequena tristeza bateu no coração ao me deparar com a Ilha da Meditação, local que deveria estar com o nível máximo de água . Mais uma vez, as poucas chuvas ocorridas nos últimos meses, traziam à tona a realidade que devemos economizar água.
Como a própria nome já diz, Ilha da Meditação, vamos aproveitar o local e mostrar às crianças como é que se medita. A melhor forma de se aprender é através do exemplo. Momento de silêncio para se conectar ao ambiente.
Mas a felicidade era geral e precisávamos recarregar as energias com um almoço. Está no meio da natureza nos dá essa sensação incrível de que as mazelas são passageiras e que podemos sim, sempre fazer a diferença. E foram eles, os nossos meninos, que deram esse espetáculo de foto.
E continuando nossa rota, partimos em direção à Trilha da Capivara. Foram percorridos 1,3 Km. Suados e eufóricos, a Piscina Pedreira nos aguardava com sua água mineral gelada para ser o final de um dia de muita diversão, conhecimento e amizade.
Gratidão à Escola Classe Basevi pela oportunidade concedida ao Programa de Educação Ambiental Lobo Guará de fazer a diferença na vida dessas crianças.

Nenhum comentário :

Postar um comentário