segunda-feira, 5 de junho de 2017

Saída de Campo do Curso de Guardiões Ambientais CEF 04 de Sobradinho

A Turma Guaraná no Cerrado
Os estudantes do Centro de Ensino Fundamental 04 de Sobradinho escolheram o nome Guaraná para representar a escola no Curso de Guardiões Ambientais. O Guaraná é o fruto do guaranazeiro, uma planta nativa da Amazônia.
E como parte do cronograma, a saída de campo para o Parque Nacional de Brasília era um dos momentos mais aguardados para essa turminha estimulante, assim como o seu representante, o guaraná. Nos dias 26 de maio e 02 de junho, as quatro turmas de 5º ano que participam do Curso de Guardiões Ambientais com a Cb Katilene, conheceram as belezas do parque que é de grande importância para Brasília.
O Parque Nacional de Brasília é conhecido popularmente como “Água Mineral”, devido as suas duas piscinas que são abastecidas com água de diversas nascentes.
Turmas A e B, no dia 26 de maio.
Turmas C e D, no dia 02 de junho.

No dia 26 de maio, nós tivemos o privilégio de poder ouvir o analista ambiental do ICMBio Henrique, que contou muitas curiosidades sobre o parque. Os estudantes super participativos, aproveitaram para fazer muitas perguntas e assim, ampliar seus conhecimentos.
Na maquete exposta, percebeu-se a grandiosidade do parque e sua importância para Brasília.
Infelizmente, a exposição “ Pelos Caminhos de Darwin” estava sendo retirada naquele exato momento e nossos futuros guardiões não puderam contemplar as belezas das fotos. No entanto, foi a chance de conhecer o fotógrafo da exposição João Paulo Barbosa.
Expectativas e receio marcavam a entrada no Labirinto. Ficar momentaneamente sem a visão deixavam alguns com medo. Mas a experiência da trilha sensorial compensava e perceberam que nossos temores, as vezes, não tem cabimento.
Outra experiência diferente foi no riacho considerado como a água mais gelada do parque. Fechar os olhos e em silêncio, sentir a água passar entre seus dedos, respirando de forma calma, sentindo o cheiro do mato e se conectando com a natureza.
Vivenciar aquilo que só viu em livros, é a melhor forma de aprender. O aprendizado é divertido, dinâmico e prazeroso. Sentir é a palavra que melhor descreve essa saída de campo.
A caminhada pelas “Duchas” e depois em direção a “Ilha da Meditação”, pequenas paradas para conhecer as Quaresmeiras, a Fruta do Lobo ou Lobeira, Pequizeiro, entre outras árvores do cerrado, e o melhor de tudo, poder sintonizar a Rádio Natureza.
À tarde, depois do almoço, na caminhada pela Trilha da Capivara, continuamos nossa exploração pelo Cerrado e suas curiosidades.

E a última parada não poderia deixar de ser a Piscina Pedreira ou “Piscina Velha”, como muitos a conhecem. Os macacos pregos marcaram presença, assim como as capivaras e a coruja buraqueira, que fez seu ninho próximo ao Centro de Visitantes.
Um dia realmente inesquecível na vida desses Futuros Guardiões Ambientais do Programa Lobo Guará. Gratidão a todos que possibilitaram esse momento.

Nenhum comentário :

Postar um comentário