quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Formatura dos Guardiões CED Carlos Mota

.
O voo da turma Gavião Peneira


           Ocorreu no dia de hoje, às 10 horas, a formatura do curso de Guardiões Ambientais do CED Carlos Mota, Turma Gavião Peneira, promovido pela Polícia Militar do Distrito Federal, através do Comando de Policiamento Ambiental (CPAM). 
            O curso foi executado pela Cabo Katilene através de aulas expositivas em sala, dinâmica de grupo e aula de campo, que consiste em levar as crianças para uma unidade de preservação, neste caso o Parque Nacional de Brasília. Vamos voltar ao tempo para conhecer uma saída de campo do Curso de Guardiões Ambientais.

A saída de campo para o Parque Nacional de Brasília
             
               Dia 13 de novembro de 2017. Céu azul e sol forte. Os estudantes do CED Carlos Mota estavam em êxtase com a oportunidade de conhecer o Parque Nacional de Brasília (PNB). Apesar de morarem ao lado do parque, muitos nunca o haviam visitado. 
O ponto de apoio foi o Núcleo de Educação Ambiental, também conhecido como Centro de Visitantes. O seu coordenador, Giorgines Martins, fez uma palestra com vídeos sobre o parque, onde os estudantes puderam conhecer a fauna e flora do cerrado.
  
Após conhecerem algumas curiosidades do PNB, era a hora da aguardada Trilha Sensorial. Todos os envolvidos participaram, sendo que as professoras foram as primeiras a adentrarem o Labirinto. A trilha sensorial é montada pela Cb Katilene todas as vezes que os estudantes vão ao parque.




Riacho de águas geladas é o local para silenciar a mente, ouvir a água e os barulhos da mata.


“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.”
            
                 Nelson Mandela
          

Continuando nossa caminhada, os estudantes puderam se refrescar nas Duchas, sendo um momento de grande alegria e diversão. 
A Ilha da Meditação era outro local para poder apreciar as belezas do nosso cerrado e poder se conectar com a natureza.

Pausa para o almoço e um rápido descanso. Com mochilas nas costas, descemos para a Trilha da Capivara. Após 1,300 Km de caminhada, a Piscina Pedreira nos aconchegou em suas águas geladas para terminarmos o dia cheios de histórias e com a gratidão de dever cumprido.


 




 

 
                 Regressando do Túnel do Tempo para a Formatura dos Guardiões Ambientais. A Cerimônia iniciou-se com o agradecimento da coordenadora Susan à PMDF pelo trabalho desenvolvido na escola e como o programa havia impactado de forma positiva os participantes. A presença dos pais no evento para prestigiarem seus filhos se tornarem protetores ambientais, colaboravam com o sentimento de que todos fazemos parte da luta pela preservação do meio ambiente.

"O que eu faço é uma gota no meio de um oceano. 
Mas sem ela, o oceano será menor."
Madre Teresa de Calcutá

                            O juramento para tornar os estudantes Guardiões Ambientais foi proferido pela instrutora PREALG Katilene. A leitura das redações representando cada turma foi realizado pela estudante Gabriela, da turma A da professora Hermelina, e pelo estudante Marllon, turma B da professora Luciana.
As professoras das respectivas turmas receberam suas carteirinhas e colaboraram para a entrega das mesmas para os novos integrantes da Liga Ambiental.
           Os Guardiões Ambientais homenagearam a polícial instrutora com a música "Herdeiros do Futuro".
              Momento de agradecimento pela policial militar à equipe do Lobo Guará e a escola que possibilitaram a conclusão dessa missão. 
           
 

               E para finalizar a cerimônia, a Cb Katilene chamou o maior protetor do cerrado, o Lobo Guará, que entrou sob os olhares de admiração de todos os presentes. 
        O Lobo Guará falou da importância e responsabilidade dos novos Guardiões Ambientais e os convidou para recitarem o lema do programa, concluindo, assim, mais uma formatura cheia de emoção e inesquecíveis lembranças.
              Gratidão a Direção, Coordenação e Professoras do CED Carlos Mota e a Equipe do Lobo Guará.
            
     













2 comentários :

  1. Foi um trabalho maravilhoso, com um encerramento emocionante!Obrigada pela oportunidade dada aos anos do CED Professor Carlos Ramos Mota! Que venham novas turmas e mais guardiões!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A escola está ao lado do Parque Nacional de Brasília e possui uma importância grande para todo o DF. O Comando de Policiamento Ambiental (CPAM)através do Programa de Educação Ambiental Lobo Guará teve a honra de poder contribuir para uma nova visão de mundo dos novos Guardiões Ambientais. Gratidão

      Excluir